Por Daiane Barbosa
O que era para ter sido apenas um tratamento contra problemas respiratórios virou uma história de determinação, talento e disciplina com a natação. O esporte entrou na vida do abaeteense Lucas Mendes Alvares por uma recomendação médica aos seis anos de idade e hoje, aos 20 anos, ele se dedica para grandes disputas em busca de conquistar seus objetivos e aumentar seu quadro de medalhas.
O atleta iniciou sua trajetória na AABB Abaeté com a treinadora Zilah Zimim e após passar em um teste no Minas Clube em 2018, Lucas se mudou para Belo Horizonte para fazer parte da equipe do clube em 2019. “ A transição de sair da AABB para o Minas foi bem difícil, pois era um volume de treino bastante intenso, que eu não estava acostumado. Eu era um dos mais fracos da equipe, mas com muitos treinos e apoio dos treinadores fui melhorando e adaptando ao ritmo. “, relembra Lucas.
Durante sua trajetória no Brasil, Mendes faz questão de exaltar seus treinadores, que foram fonte de inspiração e incentivo desde a infância “ De 2021 a 2023, treinei com o André Cordeiro no Minas e foi um marco na minha vida com a natação, a gente sentia o quanto ele queria que a gente melhorasse nosso desempenho. A história dele no esporte é algo que nos inspira no dia-a-dia, ele já foi para a Olimpíadas, teve recorde mundial. Ter a oportunidade de ser treinado pelo André mudou minha visão no esporte e me fez gostar ainda mais da natação”, conta Lucas.
Já no final de 2023, após ter conseguido ter conseguido bons resultados pessoais e pelo clube, Lucas sentiu que era a hora de alçar novos vôos e decidiu se arriscar nos Estados Unidos. Após realizar algumas provas, Lucas conseguiu uma bolsa de estudos para cursar Finanças e Economia e também foi aprovado pelos treinadores e atualmente mora em Springfield, no estado de Missouri. “Eu tinha o sonho de estudar fora e continuar nadando. Aqui nos EUA, a natação é muito forte e competitiva, tendo o diferencial que você compete pelas universidades, o que facilita muito para você poder se dedicar aos estudos e ao esporte. Além disso, estou tendo a chance de aprimorar meu inglês e meus treinos. Também estou conhecendo pessoas de muitos países e muitas culturas. Tem sido uma experiência única. ”, conta o atleta.
Lucas já tem seus objetivos de 2025 traçados e faz planos também para o Brasil. “Minha principal meta para 2025 é classificar para o nacional daqui. A liga que faço parte é a 2ª divisão da NCAA, que é uma competição muito forte, pois na 1ª divisão ficam os atletas olímpicos. Para classificar eu preciso estar entre os 21 melhores em alguma das provas que eu participar e acredito que os 200 metros livre é meu melhor desempenho. Já nas minhas férias no Brasil, eu treino em BH para competir pelo Praia Clube de Uberlândia e quero me classificar para competir o brasileiro. Estou com boas expectativas para as competições. ”, conta entusiasmo o atleta.
O jovem abaeteense carrega consigo suas raízes e destaca a importância de ter um apoio familiar, principalmente por estar em outro país. “ Eu estou tendo essa oportunidade graças a meu pai e minha mãe, que me incentivaram desde o início da minha trajetória e continuaram me apoiando quando decidi a me mudar para os EUA. Converso com eles todos os dias e eles me motivam a continuar em busca dos meus sonhos. ”, finaliza Lucas Mendes.
A história de Lucas é o exemplo de que o esporte pode transformar vidas, com muita dedicação e perseverança. Que Abaeté seja o pontapé de muitas histórias de superação rumo ao sucesso e realizações de sonhos pelo mundo!