MENU

10ª Edição do Festival do Pequi do Povo Kaxixó

10ª Edição do Festival do Pequi do Povo Kaxixó: Cultura, gastronomia e tradição em Martinho Campos.

A comunidade indígena Kaxixó, localizada na Aldeia Capão do Zezinho, prepara mais uma edição do tradicional Festival do Pequi. No dia 15 de fevereiro de 2025, Martinho Campos será palco da décima edição do evento que, ao longo de uma década, tem se destacado por promover cultura, educação e a valorização das riquezas do Cerrado.

O Festival do Pequi nasceu com o objetivo de preservar e divulgar as tradições do povo Kaxixó, consolidando-se como um dos maiores eventos culturais de Martinho Campos. É um espaço de troca cultural, que une gastronomia típica, apresentações artísticas e a valorização da história e ancestralidade da comunidade indígena.

A programação inclui danças, música, exposição de artesanato e pratos à base de pequi, fruto que simboliza a biodiversidade e a riqueza cultural do Cerrado. O evento também busca sensibilizar os visitantes para a preservação das tradições e a história do povo Kaxixó.

Durante o festival, os participantes poderão saborear pratos doces e salgados preparados com pequi, ingrediente que carrega o sabor e a identidade do Cerrado mineiro. Além disso, o evento oferecerá apresentações culturais que incluem danças típicas e músicas tradicionais, representando o patrimônio imaterial da aldeia.

Outro destaque será a exposição de peças artesanais produzidas pelos próprios integrantes da comunidade, permitindo que os visitantes levem um pouco da cultura Kaxixó para casa, enquanto fortalecem a economia local.

Com uma trajetória de 10 anos, o festival tornou-se um marco cultural na região e um símbolo de resistência e valorização das tradições indígenas em Minas Gerais. Todos estão convidados a prestigiar o evento, dia 15 de fevereiro de 2025, a partir das 10 horas, na Aldeia Capão do Zezinho, em Martinho Campos. A entrada é gratuita, com apoio da Prefeitura Municipal de Martinho Campos e da Secretaria de Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *