Na última semana, o Nosso Jornal publicou uma matéria sobre as mudanças no programa Farmácia Popular, que passaram a vigorar em 14 de fevereiro. No entanto, algumas informações divulgadas precisam de esclarecimento, conforme explica Leonardo Dias, representante do grupo Inova Drogarias.
Segundo ele, a notícia de que o governo federal passou a subsidiar integralmente todos os medicamentos do programa não se aplica ao Forxiga, um dos últimos remédios incluídos na cobertura. “Atualmente, as farmácias ainda não conseguem distribuí-lo gratuitamente, pois o valor de reembolso oferecido pelo governo está R$ 38 abaixo do custo do medicamento”, explica.
O empresário informa que, no momento, a Federação Brasileira de Farmácias, juntamente com laboratórios e distribuidoras, está negociando um reajuste para viabilizar a distribuição gratuita.
Em relação às fraldas geriátricas, Leonardo explica que houve uma alteração na oferta. “Antes, havia uma grande variedade de modelos disponíveis no Farmácia Popular, mas agora o governo cobre integralmente apenas versões de qualidade inferior”.
Apesar dessas questões, Leonardo Dias reforça que as três unidades da Inova Drogarias, em Abaeté, continuam entregando a maioria dos medicamentos do programa, incluindo aqueles para hipertensão. Já as insulinas, outro item essencial, estão atualmente em falta no mercado.
A expectativa é que, com as negociações em andamento, seja possível regularizar a distribuição gratuita do Forxiga e de outros itens nas próximas semanas.