MENU

Areia no pé e raquete na mão: o beach tennis conquista Abaeté

O que antes era apenas uma cena de praia agora faz parte da rotina esportiva de um número crescente de moradores de Abaeté e região. O beach tennis, esporte nascido nas areias italianas e popularizado no Brasil nos últimos anos, encontrou terreno fértil neste interior das Gerais – ou melhor, areia fértil.

A chegada do esporte à Cidade Menina não teve grandes planos nem campanhas de divulgação. Foi despretensiosa, caseira, quase improvisada. O presidente da Associação Comercial de Abaeté, Leonardo Dias, conta que ele, a esposa Andréia e o filho Gustavo tiveram o primeiro contato com o tênis de praia durante uma viagem e decidiram praticar um pouco na volta pra casa.

A quadra de areia da AABB, que era pouco utilizada, virou ponto de encontro para os primeiros saques e rebatidas. “Compramos duas raquetes pela internet, ganhamos as bolinhas de brinde e começamos a nos reunir aos domingos, para aprender por conta própria, assistindo a vídeos no YouTube”, relata.

O empresário conta que, nos primeiros dias de tentativa, surgiu o Paulinho, professor na AABB, que, por coincidência, estava com uma raquete de tênis nas costas. “Ele perguntou: ‘Será que dá pra jogar com raquete de tênis?’. Eu respondi: ‘Acredito que sim, porque não tem muito segredo’.”

A partir daquele momento, Paulinho passou de curioso a professor do grupo. Em pouco tempo, novos praticantes começaram a se juntar e, dois meses depois, a quadra da AABB já não dava conta da demanda, com fila para jogar e revezamento com o pessoal do futevôlei. “Foi ali que percebemos que o beach tennis é, de fato, um vício contagiante”, avalia Leonardo.

E o que era diversão de domingo virou parte da semana de muita gente. Com o crescimento rápido do grupo, surgiu a ideia de organizar melhor a prática e criar um espaço específico para o esporte. Foi então que surgiu a Arena Bicué, fundada por Leonardo, Andréia e a jogadora Letícia Avelar, que já tinha experiência com a modalidade em Belo Horizonte. Hoje, o espaço é um dos pontos de prática na cidade, que já conta com quase 10 quadras dedicadas ao beach tennis, somando estruturas públicas, privadas e particulares.

O envolvimento da comunidade transformou o cenário esportivo local. O interesse virou compromisso, o esporte, que começou quase por acaso, agora tem calendário e competições.

Em fevereiro, a AABB promoveu seu primeiro torneio de beach tennis, com 60 atletas e 99 inscrições divididas em seis categorias. Em março de 2025, foi realizado, na Arena Bicué, o  primeiro torneio oficial de beach tênis de Abaeté, com aval da Federação Mineira de Tênis e Beach Tennis, reunindo atletas de diversas cidades da região.

Entre os campeões, o casal Bruna Pereira e Henrique Greco destacam o impacto positivo da prática no dia a dia. “O beach tennis se tornou um momento de lazer e diversão que fortaleceu ainda mais nosso vínculo”, conta Bruna. O filho do casal, João Vítor, já foi campeão em torneios realizados em Pará de Minas, Abaeté e Pompéu.

“Esse esporte também trouxe muitos benefícios para a nossa saúde, pois exige movimento constante, melhorou a coordenação e aumenta a disposição. As partidas ao ar livre, com o vento e a areia, tornam o ambiente ainda mais agradável e relaxante. Foi uma maneira maravilhosa de sair da rotina e aproveitar o tempo juntos, praticando algo divertido e que gostamos”, completa.

E foi assim que, em um município sem litoral, a areia virou ponto de encontro e a raquete, um passaporte para novas amizades, saúde e diversão em Abaeté.

por Daiane Barbosa e Christiane Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *