Morada Nova de Minas tem sido palco de uma transformação no cuidado com os animais de rua, resultado do trabalho de Jhennifer Caroline Ferreira, 25 anos.

Empreendedora e estudante de Medicina Veterinária, ela encontrou sua vocação ao resgatar um cão com fratura exposta que circulava em vídeos pela internet. “Todo mundo compartilhava, mas ninguém fazia nada. Quando vi o vídeo, imediatamente me senti responsável por ajudar aquele animal. Ele não tinha ninguém por ele”, relembra Jhennifer.

A partir desse episódio, ela organizou uma vaquinha online e, em menos de 12 horas, arrecadou R$ 4 mil, valor suficiente para custear a cirurgia de amputação do cachorro. A iniciativa marcou o início de sua atuação na causa animal. “Custeamos todo o tratamento dele e, a partir daí, comecei meu trabalho como protetora independente. Busquei alternativas para ajudar a cidade, já que o número de animais em situação de rua era enorme.”
Com o apoio da ONG Ajuda, de Juiz de Fora, foram realizadas as primeiras castrações. O movimento ganhou força e sensibilizou a prefeitura, que passou a apoiar a causa, proporcionando castrações regulares, projetos de vacinação gratuita e um controle mais eficaz dos animais de rua.

O amor pelos animais sempre esteve presente na vida de Jhennifer. Em dezembro de 2021, ela deu mais um passo nessa trajetória ao abrir um pequeno pet shop em Morada Nova de Minas. Hoje, seu empreendimento cresceu e conta com duas unidades e uma clínica veterinária. “Trabalhar com animais é uma terapia para mim. É onde me encontrei. Enquanto houver forças, irei lutar pela qualidade de vida deles”, promete.

Além do resgate e do cuidado com os animais, Jhennifer destaca a importância da conscientização da população. “Maltratar animais é crime. Também é crime omitir socorro a um animal atropelado. Acidentes acontecem, mas não podemos virar as costas para esses seres indefesos.”
E deixa uma mensagem: “Quando demonstramos compaixão pelos animais, transformamos o mundo em um lugar mais justo e acolhedor”.
por Letícia Barros