Com o objetivo de fortalecer o futebol amador no interior de Minas Gerais, 12 equipes de oito municípios se uniram para fundar a União dos Clubes do Centro-Oeste Mineiro (UCCOM). A nova liga nasce da articulação entre dirigentes esportivos que compartilham uma longa trajetória no esporte regional e a mesma preocupação: resgatar o prestígio e a competitividade do futebol local.

Segundo o presidente Denis Duca, a criação da UCCOM atende a uma demanda antiga por mais organização e valorização dos clubes do interior. “Queremos fortalecer o futebol regional com uma gestão organizada e campeonatos bem estruturados. Todos temos um mesmo objetivo: ver os clubes do coração ocupando o lugar de destaque que merecem”, afirma.
A primeira competição da liga está prevista para começar em 9 de agosto e deve reunir torcidas apaixonadas e atletas dedicados. Estão confirmadas as participações de: Independentes e Abaeté Atlético (Abaeté); Dorense (Dores do Indaiá); Nacional, Flamengo e Realengo (Santo Antônio do Monte); Unaluz e Marcela (Luz); C.A. Pompeano (Pompéu); Ypiranga (Arcos); União (Morada Nova de Minas); e Pitanguiense (Pitangui).

A expectativa é que o torneio se firme como referência no calendário esportivo da região, promovendo não apenas a disputa dentro de campo, mas também integração entre as cidades, incentivo aos jovens atletas e fortalecimento da cultura esportiva.
(Daiane Barbosa)