No próximo dia 18 de abril, será realizada a Assembleia Geral do Sicoob Credinacional. Todos os associados dos 12 pontos de atendimento físico e da agência digital estão convidados a participar deste órgão máximo de uma sociedade cooperativista, onde é apresentada e votada a prestação de contas do exercício de 2022, além de temas de interesse da cooperativa e dos cooperados.
Como preparação para esse evento, dia 28 de março, o Sicoob Credinacional promoveu o “Prosa da Gente”. Transmitido ao vivo pelo aplicativo Moob, a pré-assembleia foi uma oportunidade de estreitar os laços com os cooperados e apresentar os resultados do exercício. Ao final desse momento cooperativo, o presidente do Sicoob Credinacional, Artur José de Andrade, conversou com o Nosso Jornal:
Artur, qual a importância dessa pré-assembleia e por que a opção de realizá-la de forma virtual?
A pré-assembleia tem o objetivo de levar aos nossos cooperados informações sobre a cooperativa, sobre o seu desempenho no ciclo anterior, os investimentos realizados, as conquistas obtidas. Preferimos fazer o evento online, para atingir o máximo possível de pessoas. Temos hoje 12 unidades físicas, sendo cinco na região de Abaeté e sete na região metropolitana de Belo Horizonte. Além de uma agência digital. Quem não acompanhou o “Prosa da Gente” ao vivo pode assistir a gravação, no aplicativo Moob, ou pelo nosso canal no Youtube.
O mais importante de tudo que é apresentado nesses eventos é que o cooperado se sinta cada vez mais dono da sua cooperativa, que ele possa acreditar nessa instituição, que ele possa estar mais próximo dela. Que possa compreender a mensagem do cooperativismo, em especial do cooperativismo financeiro, que tanto bem tem trazido para o nosso país.
O nosso presidente do Banco Sicoob, Almada, tem nos ensinado que cooperativa tem que ser importante para sua cidade, para o estado onde ela está inserida e para o país. Ou seja, o sistema de crédito cooperativo brasileiro está cada dia mais fortalecido e tem dado a sua contribuição para o desenvolvimento do país.
Há boas perspectivas de crescimento no mercado financeiro do Brasil?
O mercado brasileiro de crédito, o mercado financeiro ainda é muito concentrado. Os “big five”, como chamamos os cinco maiores bancos do Brasil, ainda detém uma fatia muito grande do mercado. É propósito do Banco Central, do presidente Roberto Campos, e acredito que é proposta também do governo, o fortalecimento das cooperativas financeiras, porque elas estão onde o povo está. Elas nascem em momentos de grandes dificuldades. Então, elas entendem o que é passar uma dificuldade.
Podemos dizer que as cooperativas de crédito sempre procuram ajudar o cooperado a empreender, enfrentar seus desafios?
Hoje tivemos aqui uma homenagem ao Geraldo, da Abatur, um cooperado que teve o início das suas atividades dentro da cooperativa. Ele demonstrou o quanto a nossa cooperativa foi importante para ele, por ter acreditado no sonho dele. Lógico que nosso cooperado fez a parte dele, investiu, gerenciou, cuidou do seu negócio e hoje tem uma empresa muito bem sucedida. É isso que nós desejamos para os nossos cooperados, que eles tenham sucesso em todos os seus empreendimentos.
Para isso, é muito importante que o cooperado participe da sua cooperativa. Sei das dificuldades, todos nós estamos como a vida muito corrida, com muitos compromissos, mas é preciso tirar um tempinho para conhecer a nossa instituição cooperativa, os benefícios que ela pode trazer para as nossas comunidades.
Quais foram os destaques do ciclo 2022 apresentados na pré-assembleia?
2022 foi muito desafiador. Começamos o ano com excesso de chuvas na região, o que trouxe grandes dificuldades para os moradores da área urbana e da área rural. Juntamos forças com poder público, com instituições constituídas da cidade, como o Lions Clube Dr. Avelino Dirino Arruda, o Sindicato dos Produtores Rurais, a Cooperabaeté, Prefeitura, e desenvolvemos uma ação para atender a essas pessoas que foram vitimadas pelos excessos de chuva. Foi muito bom ver como a sociedade ajudou e contribuiu para minimizar os problemas que a nossa comunidade teve.
Para nossa cooperativa, um grande destaque foi o lançamento de uma vigorosa campanha de comunicação para conferir visibilidade à nova marca “Sicoob Credinacional”, apresentando ao público interno e externo a sua importância e o novo posicionamento da Cooperativa no cenário regional, estadual e nacional. A nova marca trouxe um impacto bastante positivo para a imagem da Cooperativa, destacando-a no SNCC – Sistema Nacional de Cooperativas de Crédito.
Tivemos a reforma estatutária, onde colocamos mais um diretor na cooperativa. Isso foi fundamental para que pudéssemos continuar o nosso processo de crescimento, dando mais celeridade nas nossas decisões, dando respostas mais rápidas para as demandas do mercado.
2022 foi um ano de investimentos na infraestrutura da cooperativa. Investimos em torno de 3 milhões e meio de reais em reformas, novas unidades, compras de equipamentos segurança, internet, aquisição das usinas fotovoltaicas para atender às necessidades da nossa cooperativa. Hoje, nós temos energia sobrando e vamos levar para a Assembleia uma proposta de fornecer um pouco dessa energia que está sobrando para instituições sociais, a princípio da nossa cidade.
São muitos os projetos de expansão para 2023?
Sim, levaremos para nossa Assembleia uma proposta de ampliar nossa área de ação, ou seja, os municípios onde a cooperativa poderá ter agências físicas. Estamos pedindo ampliação de área para as cidades de Três Marias, Uberlândia, Franca e Batatais, as duas últimas no estado de São Paulo. Essa cidades já foram aprovadas pela nossa cooperativa Central. Agora, vamos levar a proposta para a assembleia e depois para o Banco Central.
Tivemos este ano a inauguração da agência Céu Azul, em Belo Horizonte e estamos programando a entrega das novas agências de Quartel Geral e do Eldorado. Vamos reformar a agência sede, em Abaeté, deixar mais espaço para o atendimento aos nossos cooperados. E a unidade administrativa será transferida para uma nova sede, um andar inteiro que está sendo estruturado para possibilitar um melhor desempenho dos colaboradores em suas atividades. Enfim queremos apostar na estruturação, na infraestrutura para avançar com qualidade, com sustentabilidade.
Gostaria de fazer mais alguma observação?
Concluímos o exercício 2022 com a sensação de dever cumprido e orgulhosos dos resultados extraordinários alcançados, bem como a evolução de pontos essenciais para a sustentabilidade do Sicoob Credinacional.
Agradeço a confiança de nossos cooperados, conselheiros, colaboradores e parceiros, pela união de forças necessária à concretização do nosso propósito de conectar pessoas, promover prosperidade e justiça financeira.
Convido todos a participar da nossa Assembleia, dia 18 de abril, uma terça-feira. Presencialmente, no Lions Club de Abaeté, ou virtualmente, pelo aplicativo Moob.