Cantora Abaeteense Camila Menezes lança “Linhas Imaginárias”, seu primeiro álbum solo

Com um trabalho consistente na cena musical de Belo Horizonte, a multi-instrumentista, que cresceu em Abaeté, se lança em vôo solo com álbum inteiramente composto, arranjado, produzido e cantado por ela

Foto Bruna Freitas

“Eu quero é ser feliz um segundo a mais”, são os votos da faixa que abre Linhas Imaginárias, álbum solo da cantora, compositora e multi-instrumentista abaeteense, Camila Menezes. Filha de Walter Menezes, da Mercearia Menezes, e Rosinha, do Banco do Brasil. O trabalho chegou dia 29 de setembro em todas as plataformas digitais

Capa Linhas Imaginárias
Capa do álbum Linhas Imaginárias. Arte de Clara Vieira Silveira.

Com mais de cinco discos lançados com seus projetos coletivos Dolores 602Tutu com Tacacá e o coral Olhos da Luz, Camila se prepara para lançar seu primeiro vôo solo. Seu novo trabalho inclui letras em espanhol, inglês e francês, e vem traçando histórias e narrativas que partem de “um brasilzão” – conforme ela gosta de afirmar – e vão além, conectando para fora das fronteiras da língua portuguesa, através de linhas imaginárias – não à toa o nome do álbum.

Multi-instrumentista, compositora, arranjadora, maestrina e produtora musical, Camila se dedicou em todas as etapas da confecção do álbum, da composição à edição, passando pelos arranjos e gravações, em um processo que durou exatamente um ano.

Foto Bruna Freitas

A relação de Camila com a música é de muita intimidade. E, sendo assim, os diversos instrumentos que toca – baixo, violão, ukulele, sintetizadores, viola caipira – são como extensões de seu corpo, em uma fluência tão singela quanto virtuosa.

E foi a partir da dança de experimentar instrumentos e sonoridades diversas que o improvável aconteceu, e a artista uniu dois universos aparentemente distantes, mas que já estavam ressoando em sua subjetividade criativa: o caipira e o eletrônico. E é esse mix de estilos que acompanha a jornada de escutar Linhas Imaginárias. As músicas do álbum passam pelo afrobeat, pelo samba e até misturam xote com reggae. Vale a pena conferir o álbum neste link aqui.

Carreira solo

Durante a pandemia, Camila mergulhou nos estudos da produção musical e, como resultado, em 2021 lançou a trilogia Bença, com três canções: AzulAmareloLouvação à (minha) mãe e Para-ti. No EP, Camila pede a benção aos que vieram antes dela: à Terra, à sua mãe e ao seu pai. 

Após a reverberação da trilogia, seu debut como produtora musical, Camila seguiu sua pesquisa e em 2022 lançou Samba pra Iemanjá, um samba em homenagem à rainha do mar e que foi executado em diversas rádios brasileiras, além de Peru, Japão, Estados Unidos e Portugal.

Para Linhas Imaginárias Camila testou suas novas composições em pocket shows na Mostra Mana, na Casa Outono, no Conservatório da UFMG e no projeto “Viola de Feira”, organizado pelo violeiro Wilson Dias. Também esteve presente na mais recente edição do festival argentino Ciclo Errantes, em Buenos Aires, onde tocou ao lado de artistas como Perro Segovia e Bárbara Eugênia. 

Mais sobre Camila Menezes

Com 16 anos de carreira, Camila Menezes é multi-instrumentista, compositora, arranjadora, maestrina e produtora musical. Artista atuante da efervescente cena musical de Belo Horizonte, MG, integra a banda de indie-pop LGBT+ Dolores 602, com a qual conquistou, por suas composições, nove premiações em festivais. 

Versátil, também participa da banda Tutu com Tacacá, que funde ritmos mineiros e nortistas, como o carimbó. A mineira também é maestrina do Coral Casa de Auxílio e Fraternidade Olhos da Luz (Sabará, MG), que vai do tango ao folk, passando pelo canto coral tradicional e pelas músicas regionais brasileiras. 

Psicóloga de formação, mestra em Psicologia Social, também dá aulas particulares de violão, baixo e ukulele. Em 2021, iniciou uma nova fase de sua trajetória, agora em carreira solo, evidenciando não somente suas habilidades como cantora e compositora, como também instrumentista e produtora musical. Responsável pela realização de todas as etapas da produção de suas faixas, seu talento marca os ouvintes com sua voz doce e afinada, ao lado de experimentações rítmicas.

A banda de indie-pop LGBT+ Dolores 602 já conquistou nove premiações em festivais por suas composições.
Camila participa da banda Tutu com Tacacá, que funde ritmos mineiros e nortistas, como o carimbó.

2 thoughts on “Cantora Abaeteense Camila Menezes lança “Linhas Imaginárias”, seu primeiro álbum solo

  1. Sucesso sempre para a menina da Rosinha e do Walter!!! Que Deus a abençoe fartamente lhe proporcionando muitas alegrias!😘😘😘😘😘

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *