Dia 27 de março, os alunos do turno vespertino da Escola Municipal “Senador Souza Viana” plantaram seis mudas de ipê amarelo na calçada da Rua Floriano Peixoto, ao lado da escola. O plantio foi organizado pela diretora Iara Campos e pelos professores, com apoio da ONG Águas de Abaeté e do Zezinho Profeta, idealizador do Projeto Pé de Sonho. Cada turma apadrinhou uma muda, assumindo o compromisso de cuidar dela durante todo o ano. No dia 31, outras 17 árvores frutíferas foram plantadas pelos alunos ao redor da quadra da escola, após a limpeza do local pela Prefeitura. Essas ações integram um amplo projeto de Educação e Conscientização Ambiental, liderado pela Secretaria Municipal de Educação e ONG Águas de Abaeté, e desenvolvido por todas as escolas do município. No dia mundial do meio ambiente, 05 de junho, esses trabalhos serão apresentados em um desfile e concentração no centro da cidade.
Confira outros projetos que estão sendo desenvolvidos pelas escolas municipais de Abaeté:
Na Escola Municipal “Irmã Maria de Lourdes”, o projeto foi aberto dia 24 de março, com encenação teatral e palestra do professor Marlon Oliveira, da ONG Águas de Abaeté. Na semana seguinte, acompanhados pela professora de Geografia Regina Andrade e pela pedagoga Rosilene de Lima, os alunos do sétimo ano A recolheram todo o lixo na área da escola, num trabalho de conscientização da importância de manter limpo todo o ambiente escolar e o espaço onde vivem e circulam.
Na Escola Municipal “Chico Cirilo”, todos os alunos foram envolvidos no projeto Educação Ambiental. Eles elaboraram textos, cartazes, frases, desenhos, viseiras, contação de histórias, com o objetivo de conscientizar sobre a utilização, a preservação e a necessidade do fim do desperdício.
Na Escola Municipal “Tenente Ezequiel”, entre músicas e trabalhos encantadores, os pequenos alunos mostraram mais do que habilidades no projeto “Preservar a água é valorizar a vida”. Foram abordados o cuidar, o preservar e a importância dos 3 Rs – Reciclar, Reutilizar e Reduzir, no objetivo de “fazer a diferença para uma vida e um futuro melhores”.
Os Centros Municipais de Educação Infantil também participam desse movimento.
O CMEI “Conceição Corgozinho” abriu o Projeto da Água de forma bem lúdica, no dia 22 de março. Logo na entrada, as famílias foram recebidas com música e cartazes confeccionados pelas próprias crianças. Mais tarde, houve momento cívico seguido por roda de conversa, música e dança. No fim do dia, as crianças foram embora para casa com viseiras e braceletes personalizados.
A abertura do projeto “Cada gota é importante” no CMEI “Alvarina” contou com palestra do Zé Gotinha, explicando a importância da água e os cuidados que todos devem ter. As crianças vivenciaram um ambiente poluído e outro não. Houve historinhas da Gotinha Plim Plim, demonstrações dos trabalhos feitos pelas crianças e cineminha.
O CMEI “D. Geralda” foi todo decorado com trabalhinhos feitos pelas crianças, que puderam aprender um pouco mais sobre os cuidados com o meio ambiente enquanto se divertiam ouvindo histórias, brincando, dançando, criando cartazes educativos.
Confira os trabalhos desenvolvidos nas escolas estaduais e particulares de Abaeté em uma próxima reportagem do NOSSOJORNAL.TV
Fotos enviadas pelas escolas e por Ricardo, da ONG Águas de Abaeté