Na noite de sexta-feira, 27 de junho, por volta das 21h30, uma carreta bitrem da transportadora Super Rodas, carregada com 35 mil litros de etanol, sofreu um acidente durante a travessia de balsa no Porto Novo, em Morada Nova de Minas (MG). O veículo, que fazia o trajeto entre a BR-040 e a cidade, teve um dos tanques submerso no reservatório e o outro permaneceu sobre a balsa.

De acordo com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), responsável pela travessia, providências foram tomadas de forma imediata para garantir a segurança da tripulação e dos usuários.
Foram acionados o Corpo de Bombeiros Militar, a Marinha do Brasil, a Polícia Militar Ambiental e a Prefeitura de Morada Nova de Minas. Também foi mobilizada uma equipe especializada do Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte, com atuação voltada ao manejo de produtos inflamáveis, tóxicos e combustíveis.
Não houve vítimas. Segundo informações preliminares, não há vazamento de combustível ou óleo no local. A transportadora Super Rodas já acionou uma empresa especializada para o transbordo da carga e a remoção da carreta.
No local, atuam equipes do Meio Ambiente (MAmb), representado pelo sargento Ribeiro, do Corpo de Bombeiros (sargento Rabelo), além de Fernando, supervisor da Codevasf, e Evangelista, representante da transportadora. O Núcleo de Emergência Ambiental (NEA), por meio do agente Nilton Oliveira, também acompanha o caso.
Para garantir a continuidade da travessia entre a BR-040 e Morada Nova, a Codevasf deslocou uma embarcação reserva para o Porto Novo, que já está operando desde as 11h deste sábado, 28 de junho. Uma área emergencial de embarque e desembarque também foi preparada nas proximidades do acidente.
A Codevasf reforçou, em nota oficial, seu compromisso com a segurança da população e informou que novos desdobramentos serão comunicados conforme o andamento dos trabalhos de apuração e recuperação.
Vídeo: @fabiobatistafotos