Por Daiane Barbosa
O Bloco “Cê É Fi de Quem?” já começou os ensaios para o carnaval de Abaeté 2025 para animar os amantes da folia. O grupo inspirado nos blocos de rua de Belo Horizonte, carrega consigo as bandeiras da inclusão, diversidade e liberdade de expressão, sempre com a alma e o coração voltados para a cultura e as tradições do verdadeiro carnaval de rua.
Se você tem vontade de participar do Carnaval de uma maneira diferente, divertida e cheia de significado, essa é a sua chance. O bloco está de portas abertas para novos integrantes, basta levar seu instrumento, alegria e disposição para aprender. “ Não precisa ter experiência, pois durante os ensaios iremos ensinar. Mas como ainda não temos materiais para emprestar, cada pessoa precisa ter seu próprio instrumento. Estamos animados para receber novos integrantes e fazer um carnaval com muita animação”, destaca a fundadora do bloco, Andreia Stancioli.
Os ensaios são realizados todas às quartas-feiras, na praça da prefeitura, a partir das 19h30. Os interessados podem entrar em contato pelo (31) 98717-9063 e pelo instagram: @blococeefidequem.
De onde veio o “Cê É Fi de Quem?”
O nome do bloco é uma homenagem à tradicional expressão do interior de Minas Gerais, onde a pergunta “Cê é fi de quem?” é uma forma carinhosa de conhecer as raízes das pessoas, além de fazer uma reverência às gerações anteriores, nossos pais, avós e familiares que, nos antigos carnavais de Abaeté, brincavam e transmitiam o amor pela festa mais popular do Brasil.
A engenheira agrônoma, Andreia Stancioli, sempre morou em Belo Horizonte e participava do carnaval de rua da capital, mas com a pandemia a folia foi interrompida. “ Eu vim para Abaeté trabalhar em home office e não quis voltar para BH, mas também não queria ficar sem os blocos de carnaval. Então, resolvi criar o bloco chamando alguns amigos para participar e deu muito certo, em 2023 foi a primeira vez que o bloco saiu para as ruas.” , relata.
Desde sua criação, o bloco vem atraindo cada vez mais integrantes para a bateria e percussão e também foliões. A fundadora do bloco idealiza que o “ Cê é Fi de Quem” será apenas o início de um carnaval cheio de blocos pelas ruas de Abaeté “ Nosso desejo é que seja criado mais blocos na cidade para que possamos fazer um carnaval ainda mais divertido e alegre, voltando a ser referência no interior, atraindo cada vez mais pessoas e turistas para cidade”, fala Andreia.
Fotos: Fornecidas pelo bloco” Ce fi de quem”