Abaeté realizou mais um desfile do 7 de setembro com a participação da comunidade, que acordou cedo para acompanhar as apresentações com o tema “ O futuro que você deseja é construído com a Educação do Presente”.
O tema escolhido teve como objetivo reforçar a importância da educação para realizarmos as mudanças que a sociedade almeja para o futuro. Confira abaixo um pouco sobre as apresentações do Desfile da Independência e também sobre a história das entidades que se apresentaram.
As escolas municipais abriram com chave de ouro o desfile com a apresentação da fanfarra infantil da Escola Municipal “ Tenente Ezequiel”, regido pelo maestro Marcos Vasconcelos. Os alunos também preparam uma apresentação que destaca a educação como a luz que guia o caminho do conhecimento, ajudando cada pessoa a descobrir seu potencial. Ele também celebra a graça e a determinação das balizas, com suas coreografias cheias de energia e entusiasmo, simbolizando o esforço e o espírito de união que marcam o trabalho educacional na vida escolar.
O CMEI Dona Alvarina apresentou o projeto “ Era uma vez”, destacando os personagens do autor Maurício Sousa, como a Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão, dentre outros, que encantam todas as idades, com suas histórias. Também foram o Sistema de Ensino SIM FTD, usado pela rede municipal, para estimular o ensino das crianças através de brincadeiras e atividades lúdicas.
O CEMEI “Conceição Corgozinho” levou para o desfile a importância de o brincar na educação infantil, dando vez e voz às crianças que são as protagonistas de sua história.
Já a creche “Geralda Ferreira” teve como principal tema a alimentação saudável para as crianças, destacando a importância de uma dieta equilibrada nos primeiros anos de vida para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças.
O CMEI “ Dona Ina” realizou uma apresentação sobre a contação de histórias no contexto infantil.
Já os profissionais da Educação Infantil desfilaram em prol da categoria, mostrando o papel crucial desses profissionais na formação das gerações futuras.
O Centro Municipal de Educação Inclusiva “ Professora Arilza da Costa Tavares” entrou no desfile com sua equipe multidisciplinar com lacinho verde em apoio ao Setembro Verde, uma campanha destinada à promoção da acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência. Além de mostrar um trabalho que promove o desenvolvimento integral das crianças, garantindo suporte educacional, emocional e social.
Também participaram do desfile os integrantes do Projeto MENSANA, que foca na saúde mental das escolas.
A Escola Municipal “Chico Cirilo” apresentou o Projeto de Educação Ambiental – PROGEA- trabalhado na escola pelos Policiais Meio Ambiente, mostrando que começa por aqui a grande mudança que vamos provocar no mundo.
A Escola Municipal “Irmã Maria de Lourdes” colocou Pelotão do Xadrez para mostrar o projeto que é realizado com os alunos através do jogo de xadrez, que leva benefícios para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos. Já o 2º pelotão da escola levou para as ruas o tema “ A natureza pede socorro”.
O Centro de Estudos Supletivos- CESU “ Dona Lulu” quis mostrar que educação pode apresentar novos caminhos para àqueles que a vida tirou a oportunidades ao longo de sua trajetória.
Uma plataforma eletrônica, uma ferramenta que tem revolucionado o aprendizado dos alunos das escolas municipais, através de cursos online, ferramentas interativas, avaliações personalizadas e até jogos interativos. Isso foi o que a Escola Municipal “ Senador Souza Viana” mostrou para a população durante o desfile.
A Secretaria Municipal de Educação marchou para mostrar a importância de todos profissionais da educação e o quanto se empenham e de se dedicam diariamente para moldar um futuro melhor através dos ensinamentos.
A Escola Estadual “Barão do Indaiá” acredita que a educação, fundamentada na leitura e na interpretação, é uma ferramenta poderosa de transformação. Bons leitores não apenas assimilam histórias, mas também têm o poder de reescrevê-las — tanto nas páginas dos livros quanto na realidade. É por meio dessa capacidade de mudar narrativas e vidas que deixaremos uma marca profunda no mundo.
O Instituto Educacional Criativo, tem por finalidade, oferecer ao educando uma escola viva, que lhe permita desenvolver habilidades necessárias à formação de um cidadão competente e reflexivo, bem como construir um saber transformador, condizente com a realidade, tornando o aluno um cidadão crítico na leitura do mundo.
A Escola Estadual “Dr. Edgardo da Cunha Pereira” apresentou com sua fanfarra composta por alunos e professores, além do pelotão das bandeiras e também de ex-alunos, que encantaram a todos durante o desfile. A escola destacou a Educação como principal pilar para moldar as oportunidades e os resultados de amanhã.
O Colégio Cenecista Nossa Senhora de Fátima- CNEC, com 81 anos de tradição segue com a missão de levar educação de excelência a comunidade abaeteense, enaltecendo a educação como ferramenta de transformação social, capaz de formar cidadãos preparados para os desafios do futuro!
A Escola Estadual “Frederico Zacarias” desfilou mostrando que é referência na educação da cidade, parabenizndo aos alunos e suas famílias, além de toda equipe, pelo 1º lugar do IDEB desta região.
A Secretaria Municipal de Assistência Social através da sua equipe destacou os serviços ofertados através dos CRAS, CREAS, CADÚNICO, Conselho Tutelar, para o amparo das famílias em situação de vulnerabilidade social.
As Filhas de Jó Internacional é uma Ordem discreta com princípios fraternais, filosóficos, iniciáticos, e filantrópicos, apoiada pela Maçonaria, e destinada a jovens meninas entre 10 a 20 anos incompletos, visando ao aperfeiçoamento do caráter, por meio do desenvolvimento moral e espiritual encontrados as Sagradas Escrituras, da lealdade para com a Bandeira do seu país, do amor filial e do serviço à comunidade.
A ONG “ Águas de Abaeté” participou do desfile a fim de conscientizar a população abaeteense sobre a importância de preservar o meio ambiente, a fim de reduzir as temperaturas do município, além de tornar o ambiente mais agradável e saudável.
A Pastoral da Criança está presente em Abaeté desde 1995, com o objetivo de acompanhar famílias e crianças desde a gestação até os seis anos de idade, com visitas, orientações e evangelização.
O terço das mulheres tem a missão de acolher, rezar e evangelizar sempre. Com a reza do Santo Terço, as mulheres tem o desejo de transformar seus próprios lares num verdadeiro Santuário, pois esta oração Mariana traz paz aos corações. O Terço das Mulheres é rezado todas as sextas-feiras, às 19 horas, na Matriz Nossa Senhora do Rosário.
A Associação do Congado Nossa Senhora do Rosário abrilhantou o desfile com o grupo das escravas, uma manifestação cultural e religiosa que celebra a devoção afro-brasileira a Nossa Senhora do Rosário, simbolizando resistência e memória das mulheres escravizadas. Através de danças, músicas e ritos, o grupo preserva tradições africanas e reforça a identidade cultural negra
O Terço dos Homens segue tradição desde a era da escravidão, onde os escravos se reuniam em grupos para rezar o terço, promovido pelos missionários. Na Paróquia Bom Pastor o Terço teve início em 11 de Janeiro de 2016, com reunião, às segundas-feiras às 19:00 horas. “A vida passa pela ajuda de Nossa Mãe Santíssima. Meditar o Santo Terço, é a arma contra todos os males do mundo de hoje!
Com o lema “ Aqui nada se perde, tudo se destina”, a Sociedade São Vicente de Paula desfilou mostrando o trabalho realizado no município, através da oração e ação, a fim de diminuir o sofrimento, restituir a dignidade humana e promover o resgate da cidadania.
O Rotary Clube Abaeté é uma rede global de líderes comunitários e amigos que ajudam a humanidade há mais de 110 anos por meio de projetos sustentáveis em diversas áreas, com a missão de servir ao próximo, difundir a integridade e promover a boa vontade, paz e compreensão mundial. A Casa da Amizade colabora voluntariamente com as realizações comunitárias empreendidas pelo Rotary Club.
A Igreja Batista Nacional Cristo Vive, está na cidade desde o ano de 1985, com a pregação do evangelho, auxiliando as famílias, visitando e ajudando os carentes. Atualmente, conta atualmente com várias congregações em Abaeté e região, tendo como pastor e presidente, Augusto Alves vieira há anos.
A Assembleia de Deus com o ministério de Sete Lagoas em Abaeté, atua na cidade sob a responsabilidade do Pastor Daniel Siqueira, com a missão de anunciar a volta de Jesus.
A Associação Lions Clube de Abaeté “ Avelino Dirino Arruda trabalha nas oito causas do Lions Clube Internacional que são: Informações e prevenção do câncer infantil e da diabetes; informações sobre a preservação ambiental; combate à fome; informações sobre a visão; assistência em desastres; apoio a causa da juventude e realização de serviços humanitários.
O Clube do Leãozinho de Abaeté foi fundado em abril de 2024 pelo Lions Clube de Abaeté “Dr. Avelino Dirino Arruda” e recebem crianças até 12 anos de idade. Atualmente, são 16 leãozinhos que futuramente se tornarão leoas e leões do Lions Internacional.
O Centro Espírita, Fé, Amor e Caridade- CEFAC é uma instituição cristã de acolhimento, orientação fraterna, assistência espiritual e promoção social que tem por objetivo formar Homens e Mulheres de Bem, verdadeiros cristãos e assim construir um mundo melhor para todos.
A Casa de Caridade Cruzeiro Divino mostrou os caboclos na umbanda que levam consigo a história de um povo que construiu o Brasil. Os caboclos prestam a caridade através da cura física e o equilíbrio espiritual usando as ervas naturais, trazem consigo a força da luta, a coragem, perseverança e fartura!
A Casa Pai Benedito Irmãos de Axé está na cidade desde 2020 e desde então se dedicada à caridade. Sua missão é prestar assistência espiritual a todos que buscam ajuda, seguindo os ensinamentos de Pai Benedito das Almas nosso querido e amado Preto Velho!
A Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB funciona na cidade há 51 anos e proporciona a todos os associados lazer, integração, saúde e vida saudável.
A Ordem DeMolay foi fundado em Abaeté em 2003, com o objetivo de formar jovens entre 12 e21 anos com base em valores como liderança e serviço à comunidade. O Capítulo Abaeté promove o desenvolvimento pessoal e o compromisso com princípios éticos, preparando seus membros para serem cidadãos responsáveis e líderes em suas comunidades.
Após 10 anos sem atividades, o Clube Independentes de Abaeté desfilou no 7 de setembro para mostrar o seu retorno e incentivar o esporte na cidade. As crianças enalteceram a escolinha de futebol, que foi ativada em 2023 para meninos e meninas a partir de 6 anos de idade, que já mostram seus talentos nos gramados do clube.
A Equipe União Team Boxe Muay Thai Tradicional e MMA, do mestre Elder Freitas, vem incentivar mais uma modalidade de esporte na cidade, com o lema “ Se for desistir, desista de ser fraco”.
A Universidade do Estado de Minas Gerais/Unidade Abaeté participou das comemorações 07 de setembro, data que marca a independência do país, contribuindo para a formação de profissionais competentes na área da Administração, Ciências Contábeis, Serviço Social e Engenharia de Produção. Educação Universitária gratuita e de qualidade transformando pessoas e tornando-as cidadãos capazes de colaborar para o desenvolvimento da comunidade nas diferentes cidades em que atua. UEMG, construindo a educação para o futuro que você deseja.
A Capoeira é uma luta praticada atualmente em mais de 170 países. Em Abaeté foi trazida pelo mestre lagarto, Sargento Elias Ribeiro no ano de 1997. É considerada um instrumento educacional e de inclusão social que trabalha não só a luta como disciplina, respeito, instrumentalização, musicalidade, equilíbrio e coordenação. Sendo praticada em qualquer idade por crianças, adolescentes, jovens e idosos.
A participação da Polícia Penal do Presídio de Abaeté reforça a importância da segurança e da ordem pública, não apenas no contexto das celebrações da independência do Brasil, mas em toda nossa sociedade! Aos valorosos agentes, nossa consideração e respeito!
O desfile foi encerrado com duas viaturas que simbolizam o compromisso com a segurança e o cuidado de nossa população: a viatura policial e a ambulância. Ordem e segurança, compromisso com a vida humana e cuidado com a população! Maior prioridade de uma Nação!
* Texto adaptado da apresentação de cada escola e entidade participante do desfile e lido no palanque.
Fotos: Maycon Sport Focus, Christiane Ribeiro, Gabi Silva, Daiane Barbosa, Omar Miranda Araujo
3 thoughts on “Desfile da Independência é marcado por tema da Educação”
Bacana dimais.sempre me mande notícias de Abaeté.
Bacana dimais.Sempre me mande notícias de Abaeté.
Maravilhoso…a força da juventude está na educação que prima pelo aperfeiçoamento da mente e do emocional.. parabéns para as professoras e grupos sociais e étnicos de Abaete.