MENU

Documentário sobre Mestre Belini será lançado em BH com homenagem dirigida pelo filho

O legado do saudoso Belini Andrade, um dos maiores representantes do choro mineiro, será celebrado neste sábado, 5 de julho, às 19h, no Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte, com o lançamento do documentário “Mestre Belini: O Choro do Cerrado”. Dirigido por seu filho, Bellini Andrade, o filme presta uma homenagem à vida e obra do compositor e instrumentista natural de Abaeté, reconhecido por ter deixado um acervo de mais de 600 músicas, em sua maioria chorinhos.

A produção, realizada pela Espinha Audiovisual, contou com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, além do patrocínio do BDMG e do edital BH nas Telas/PBH, com apoio da Lei Paulo Gustavo. O documentário foi gravado ao longo de 10 meses e reúne mais de 30 depoimentos de músicos, familiares e estudiosos, como Acir Antão, Paulinho Pedra Azul, Maurílio Nunes e os professores Leonardo Barreto (UFSJ) e Lucas Teles (UFMG). O filme ainda registra a interpretação de 11 composições de Belini por oito grupos de choro, em praças, escolas e bares da capital.

Belini iniciou sua trajetória musical em Abaeté, foi mestre de banda do Exército e músico de orquestras antes de se destacar no cenário do choro em Minas Gerais. Sua obra é tema de teses acadêmicas e continua influenciando novas gerações. “É uma alegria poder compartilhar a genialidade do meu pai com o mundo”, afirma o diretor.

A sessão é gratuita e comentada. Metade dos ingressos será disponibilizada pelo Sympla e o restante poderá ser retirado na bilheteria do cinema 30 minutos antes da exibição. Após o lançamento, o documentário será disponibilizado no canal da produtora no YouTube: youtube.com/@EspinhaAudiovisual.

Imagens cedidas por Bellini Andrade e do arquivo do Nosso Jornal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *