Como o senhor define o candidato a prefeito Marcelo Teco?
Eu sou o cidadão que foi escolhido candidato para ser a opção da política em Abaeté. A cidade é administrada com o mesmo pensamento faz 30 anos, está parada no tempo. Talvez por eu ter sido o clássico jovem que saiu daqui para trabalhar e tentar estudar, com uma mão na frente e outra atrás conheci um mundo de dificuldades e oportunidades que fez nascer em mim o sentimento de querer voltar e participar de um grupo político para termos perspectivas de melhorar. Eu trabalhei 24 anos na Câmara dos Deputados e tive um professor extraordinário, o Deputado Eduardo Barbosa, que me ensinou que a política é boa e pode mudar a vida das pessoas. Eu vi isso, dia após dia. E não dava mais para seguir indiferente à situação da gestão em Abaeté e não colocar minha experiência à disposição para ajudar.
Os métodos dos últimos gestores foram os mesmos e só teremos desenvolvimento sustentável se as pessoas entenderem que a responsabilidade do prefeito é administrar pensando no presente e no futuro. Eu tenho 45 anos, sou casado, tenho 2 filhos e estamos esperando o 3º, sou advogado, pós-graduado em Direito Público, eu tinha uma carreira consolidada de assessoria política profissional na Câmara, e mudar minha vida para me candidatar é missão que estou cumprindo, por gratidão com o universo e amor por Abaeté.
Como pretende conduzir sua campanha política para conquistar o voto dos eleitores nas eleições de 06 de outubro?
Em 2020, o nosso Grupo da Renovação já deu importante passo na eleição ao fazer uma campanha propositiva e ética. Os atuais adversários, que estavam unidos, venceram por apenas 114 votos. Abaeté deu um recado claro de tentativa de renovação. Temos respeito à inteligência do eleitor e subiremos ainda mais o nível da campanha. Conduziremos a profundidade dos debates para fazer com que campanha não seja apenas pedição de votos que termina na eleição, mas sim uma oportunidade para discutir o desenvolvimento da cidade.
Quais os maiores problemas de Abaeté, na sua avaliação?
O primeiro é a estagnação econômica, que faz com que os negócios não prosperem e a cidade não seja atrativa. Inclusive, o valor do salário pago em Abaeté é um dos mais baratos da região, e a falta de dignidade econômica gera vários problemas sociais. Agora, te pergunto, Chris: algum Prefeito tem pensado em dignidade econômica nas últimas gestões? Tivemos medidas claras para incentivar a economia? Não. Em outra frente, na Saúde mais do que estagnar Abaeté se apequenou como cidade responsável pelo bem-estar da população. A Saúde em Abaeté é feita em ambulâncias. Temos que sair da cidade para tudo. Os cidadãos são unânimes em reclamar e cobrar mais equipamentos e especializações.
Além disso, ainda não corrigimos a indigna herança do jeitinho de gestores para furar filas. Em outra frente, de ordem administrativa, Abaeté tem um grave problema que é o endividamento. Os cidadãos precisam entender porquê pagam tantos impostos e taxas e mesmo assim a Administração está se endividando, comprometendo a capacidade de prestar serviço e investir no bem-estar coletivo em razão de empréstimos e juros que pagaremos. O município está endividado. Ainda existem outros problemas desafiadores para o nosso desenvolvimento, como as estradas rurais, o meio ambiente e a formação tecnológica de jovens.
Em síntese, qual o seu programa de governo? Com que recursos pretende executá-lo?
Quero convidar todos a baixar nosso Plano de Governo no site da Justiça Eleitoral, Chris. Nós também vamos divulgar amplamente e peço que vocês conheçam e participem para executarmos ainda melhor. Apresentamos nosso propósito, visão, valores, além de propostas de trabalho. Vou resumir. No capítulo Sustentabilidade, temos a frente de Progresso Humano, que compreende Saúde, Educação, Empreendedorismo e Geração de Renda; a Assistência Social; a Segurança Pública Municipal; o Meio Ambiente; Cultura, Esporte e Lazer; Dependência Química; e Proteção e Saúde dos Animais. Há ainda os capítulos de Infraestrutura e de Governança e Participação Cidadã.
Quanto aos recursos, vou usar minha rede de relacionamento político para captação de emendas parlamentares que nos permitam fazer os investimentos urgentes. Sem ter qualquer mandato em Abaeté, já articulei nos últimos anos mais de R$ 10 milhões em recursos para praticamente todas as áreas. Isso é fundamental. Além disso, vamos montar equipe de projetos capacitada para programas, convênios e iniciativas dos Governos Estadual e Federal, porque é um absurdo continuar a perder recursos por falta de projetos. Vamos trabalhar focados e durante os 4 anos do mandato.
Que mensagem deixaria aos eleitores, através do Nosso Jornal?
Quero convidar para participarem das eleições com entusiasmo e responsabilidade como o Dr. Daniel e eu estamos participando. Nós, cidadãos, queremos nossa cidade melhor. E nós podemos fazer isso. Nos procurem para conversar. A oportunidade de mudar os rumos é agora e só nossa chapa rompe com a mesmice. Posicionem-se, participem da política do bem!