MENU

Festa do Rosário emociona Quartel Geral com fé, tradição e cultura

De 18 a 21 de julho, Quartel Geral reviveu toda a força da tradição com a realização da Festa do Rosário, organizada pela Associação da Congada, presidida por Augusto Pinto Xavier, com o apoio do pároco Padre Antônio Carlos da Silva. O evento contou com a participação das guardas locais — Moçambique, Congo Vilão, Estrelas do Divino Espírito Santo, Catupé do Tamboril, Catupé do Recorreco, Estrelas de São Benedito, Contradança, Filhos de Nossa Senhora Aparecida e Rosário de Maria —, além de guardas visitantes.

O ponto alto da festa aconteceu no domingo, com a apresentação das guardas na porta da Igreja Matriz, às 14h. A programação seguiu com a tradicional procissão, que reuniu moradores, congadeiros e visitantes em um momento de fé e devoção.

Para Franciele, integrante da guarda Estrelas de São Benedito, a festa é um verdadeiro patrimônio cultural. “Eu, juntamente com Regiane, Júlio César e Alessandra, criamos uma página para mostrar a belíssima tradição da Festa do Rosário em Quartel Geral, que a cada ano se supera mais”, contou.

Segundo ela, a preparação da festa vai muito além das apresentações. “Ao todo são nove ternos, todos se preparam com muita oração, se reúnem para ensaios e discutem assuntos relacionados às vestimentas. É tudo preparado com muito amor e organização, tanto pela diretoria quanto pelos congadeiros”, disse.

A celebração, que atravessa gerações, é um símbolo de união e identidade para os moradores. “Participar da Festa do Rosário é viver uma experiência profunda de fé, tradição e identidade cultural. É sentir no coração a devoção, a força da ancestralidade e o orgulho de fazer parte de algo que atravessa gerações”, destacou Franciele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *