MENU

Fran encerra ciclo à frente do Time Abaeté e deixa exemplo de dedicação e transformação

Com mais de 50 anos de dedicação ao esporte, Francisco Fernandes, o Fran, anunciou sua aposentadoria da coordenação de projetos esportivos durante reunião com professores, pais e atletas do Time Abaeté, na semana passada. O momento marcou não apenas o encerramento de um ciclo, mas também o reconhecimento de uma trajetória que transformou vidas e consolidou o protagonismo esportivo de Abaeté em Minas Gerais.

A reunião ocorreu no dia seguinte ao encontro que selou uma importante parceria entre o projeto Time Abaeté e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, visando à administração conjunta e, futuramente, à transferência definitiva da iniciativa para a Prefeitura de Abaeté. O compromisso foi firmado em 9 de julho por Fran e pelo secretário municipal Arnon Álvares, com participação dos assessores Mário José e Nelcy do Espírito Santo, além do professor Átila Valadares e da diretora de Lazer, Michele.

Criado há cinco anos por Fran, o Time Abaeté atende atualmente mais de 80 atletas das categorias de base nas modalidades de vôlei e basquete. O projeto se destaca não apenas pelos resultados esportivos, mas pelo seu papel social e educativo, sendo reconhecido, em 2021, como um dos 70 melhores projetos de sustentabilidade comunitária apresentados ao Instituto Sicoob. A parceria com o Sicoob Coopcredi segue firme há mais de cinco anos.

A história de Fran, no entanto, começou muito antes. Aos 12 anos, ele já representava Abaeté como atleta de vôlei. Foi convocado para a seleção mineira aos 16, jogou pelo Olímpico Club e brilhou nos Jogos do Interior de Minas Gerais (JIMI). Fundador da Associação Poliesportiva de Abaeté (APA), foi responsável por levar a cidade a dez edições dos JIMI e organizar quatro delas. A APA chegou a reunir mais de 200 atletas em sete modalidades, fazendo de Abaeté referência regional no esporte especializado por mais de uma década.

Além de dirigente da APA, Fran também foi vice-presidente de esportes do Olímpico Club, em Belo Horizonte. Incansável, sempre acreditou no esporte como ferramenta de transformação – e o Time Abaeté é a mais recente e simbólica expressão desse ideal.
Agora, aposentado da linha de frente, Fran garante que continuará como um entusiasta e embaixador do esporte na cidade que sempre defendeu com paixão. Seu legado permanece vivo em cada atleta formado, em cada competição disputada e na semente de cidadania que ajudou a cultivar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *