O grupo Abaeté Reclame Aqui voltou a denunciar, nesta semana, um possível despejo irregular de esgoto por parte da Copasa. A fiscalização foi registrada em vídeos enviados ao Nosso Jornal por Raniel Cecílio, coordenador do grupo, e revela a presença de água escura saindo de uma tubulação nas proximidades da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município.
Segundo Raniel, a visita ao local aconteceu há dois dias, após denúncia recebida pelo grupo. Ele esteve acompanhado pelos vereadores Carlos da autoescola e Jéssica Veterinária, que integram um grupo específico sobre poluição e fiscalização dos serviços da COPASA. “O esgoto estava escorrendo escuro, como mostram os vídeos. Assim que constatamos, acionamos a Polícia do Meio Ambiente, que chegou ao local no início da tarde”, relatou.
Ainda de acordo com Raniel, a polícia do Meio Ambiente entrou nas dependências da ETE e foi informada pela empresa de que a coloração da água seria compatível com o esgoto tratado. No entanto, a equipe não pôde confirmar a versão da empresa sem um laudo técnico. Por isso, foi acionada a Polícia Civil, que deverá realizar perícia e coleta de amostras para análise. O grupo afirmou que o monitoramento das atividades da ETE está sendo feito desde o dia 28 de fevereiro, e já foram flagradas situações semelhantes.
Procurado pelo Nosso Jornal, o gerente regional da Copasa, Daniel Aguiar, se dispôs a responder as denúncias em uma entrevista de vídeo, onde seria filmado o efluente tratado na ETE. “Sobre o vídeo, não temos conhecimento do mesmo e, para comentarmos oficialmente, precisaremos de ter a acesso ao vídeo sem cortes e edições, com informações oficiais sobre sua procedência, dia em que foi registrado, horário e local”, escreveu Daniel, pelo whatsapp.
O Nosso Jornal segue acompanhando o caso e aguarda o agendamento da entrevista, o posicionamento oficial da COPASA sobre a denúncia e as medidas que serão adotadas após a perícia.
Vídeo e informações: @abaete_reclameaqui e @ranycecilio