MENU

Guarda Estrelas de São Benedito: 31 anos de fé, cultura e união em Quartel Geral

Terno reúne cerca de 80 integrantes e mantém viva a tradição do congado na Festa do Rosário

Entre os nove ternos que abrilhantaram a Festa do Rosário 2025 em Quartel Geral, a Guarda Estrelas de São Benedito é um dos grupos mais tradicionais, com 31 anos de história. Formado por uma grande família de devotos, o terno se tornou um símbolo de fé, união e resistência cultural.

“Meu nome é Laila, faço parte como dançante e também cuido das redes sociais do terno. Somos de Quartel Geral, e nossa história começou com a Capitã Maria Elza, que fundou a guarda com apoio da família e amigos. Hoje, além dela, temos como capitãs Leidiane, sua filha, e Kethelyn, sua prima, além de Maria das Dores, que atua como fiscal do terno”, contou Laila.

Inicialmente batizado como Estrelas de Nossa Senhora do Rosário, o grupo ganhou um novo nome a partir da devoção de Maria Elza a São Benedito. “Ela sentiu necessidade de mudar, porque a história de São Benedito a encantava. Para nós, o terno representa amor e união de uma família que sempre lutou, amou e louvou São Benedito acima de tudo”, destacou.

Fé que atravessa gerações

Atualmente, a guarda conta com cerca de 80 integrantes. A preparação para as festas é intensa e começa com um ano de antecedência. “Nos reunimos com frequência para ensaios e também para participar de festas em cidades vizinhas. Tudo é organizado na casa da nossa capitã, para que cada detalhe saia perfeito”, explicou.

São Benedito, conhecido como o santo negro e cozinheiro, é a principal inspiração do grupo. “Para nós, ele significa proteção, cuidado e amor. É um santo que sempre cuidou do povo, realizou milagres e inspira a gente a ser melhor, a ter mais fé e a não desistir. Ele cuidou dos nossos antepassados e continua cuidando de nós”, afirmou Laila.

A farda da guarda é carregada de simbolismo. “Ela representa a simplicidade de São Benedito, que, mesmo sendo negro e pobre, possuía grandes virtudes. Nosso compromisso é manter viva essa fé e essa tradição, passando de geração em geração. A maioria das dançantes é formada por membros da nossa família, somos verdadeiras estrelinhas de São Benedito”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *