Por Daiane Barbosa
A paixão pelo futebol e pelo Clube Independentes de Abaeté (CIA) uniu ex-atletas e torcedores em uma mobilização que trouxe de volta as atividades da instituição e viabilizou a reforma do estádio Dr. Eduardo Soares de Faria.
Após 10 anos com a bola parada, o CIA ressurgiu em 2019 com uma nova diretoria, iniciando uma nova fase de sua história, marcada por muito suor, luta, dedicação e, acima de tudo, amor pelo clube. O primeiro desafio foi arrecadar fundos para as reformas e necessidades do clube. “Um grupo de ex-atletas e torcedores tomou a iniciativa de angariar recursos, e, com isso, conseguimos doações da comunidade para iniciar a revitalização do estádio. As pessoas começaram a apoiar ao perceberem a seriedade e dedicação do trabalho”, conta Bruno Corgozinho, presidente do CIA.
Durante a reforma do estádio, houve um cuidado especial em preservar partes das estruturas originais, mantendo viva a história do clube. “Queremos que o estádio seja um patrimônio da cidade, um espaço onde as pessoas possam conhecer nossa história. Já recebemos uma emenda parlamentar e construímos a sala de troféus, um local de visitação. Estamos montando um acervo da história do clube. Pedimos a quem tiver objetos ou fotos que façam parte da memória do Independentes que nos enviem para preservarmos essas lembranças para as futuras gerações”, diz o diretor de marketing, Carlos Camões.
O Campeão voltou!
O esforço árduo reacendeu a paixão da torcida e trouxe o time de volta aos gramados, em busca de novas conquistas. Em 2023, o time retomou suas atividades, participando de partidas e campeonatos municipais, para a alegria dos torcedores, como Tereza Cândido de Jesus, de 88 anos, uma fiel seguidora do clube. “Acompanho o CIA desde a inauguração; minha família toda é Independentes. Fiquei muito triste quando o time parou, pois, quando estou nas arquibancadas torcendo, esqueço de tudo e fico focada no jogo. O CIA é minha paixão”, declara Tereza, emocionada.
Camões conta que Dona Tereza, “a torcedora mais fiel, sempre presente e envolvida nas causas do clube”, será homenageada na inauguração da nova arquibancada coberta do estádio: a “arquibancada Dona Tereza”.
Apesar das melhorias e do retorno aos gramados, o clube ainda precisa concluir as reformas. “Queremos que este local seja ainda mais útil para a comunidade. Ainda falta a cobertura de uma arquibancada, a construção de um muro e algumas salas. Estamos em busca de patrocínios e parcerias para continuar a revitalização”, destaca Bruno Corgozinho.
O Título da Glória ao Retorno
Após o retorno aos campos no campeonato municipal em 2023, a diretoria decidiu inscrever o CIA na Copa Interclubes de Futebol Amador 2024, conhecida como a “Libertadores do Futebol Amador”, a maior competição da modalidade no centro-oeste.
A preparação envolveu a seleção de jogadores, a captação de recursos e, claro, o apoio incondicional da torcida. Após oito partidas emocionantes, o CIA se consagrou campeão da Copa Interclubes. “Esse título consolida o trabalho feito no clube e é motivo de muita alegria, pois acabamos de retornar às atividades. Este troféu marca nossa história, assim como o Super Torneio Classista de Futebol Amador, que somente o CIA conquistou na cidade e poucos times da região alcançaram”, enfatiza o presidente do clube.
CIA: Um Projeto Social
Com o retorno das atividades, o CIA relançou a Escolinha de Futebol, com o objetivo de ampliar o acesso ao esporte para crianças e adolescentes da cidade, além de revelar novos talentos. As aulas atendem meninos e meninas a partir de seis anos e são realizadas no estádio do Independentes, com a presença dos pais.
Atualmente, 150 crianças estão aprendendo a arte do futebol nos gramados do clube, mas a meta é aumentar esse número e criar turmas exclusivamente femininas, além de tornar o acesso gratuito. Para manter os treinos, cada aluno contribui com uma taxa de R$ 50 por mês. “Esse trabalho social é feito com muita responsabilidade, pois estamos ajudando a construir o futuro dessas crianças e da cidade. Queremos ampliar esse trabalho com a ajuda dos empresários e, quem sabe, oferecer mais vagas gratuitas para as crianças”, enfatiza Carlos Camões.
A diretoria busca apoio do Governo Estadual, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e está sempre atenta a editais e oportunidades de patrocínio. “Esse trabalho não é importante apenas para o CIA, mas para toda a cidade. Queremos formar nossos próprios jogadores e ser uma base para revelar talentos para o mundo”, completa o presidente Bruno.
Além das atividades da escolinha, o clube abriu as portas do estádio para receber alunos das escolas do município, incentivando a importância do esporte e oferecendo visitas ao gramado e à história do CIA. As escolas interessadas podem agendar visitas pelo telefone (37) 9937-7536.
Uma História de Amor
Fundado em 31 de maio de 1949, o CIA nasceu da iniciativa do Dr. Eduardo Soares de Faria, o saudoso Dr. Dito, que, insatisfeito com o clube do qual fazia parte, decidiu criar uma nova instituição. A diretoria foi formada e, rapidamente, o CIA conquistou uma legião de torcedores apaixonados e jogadores determinados a alcançar vitórias para o clube.
A paixão da torcida sempre foi uma marca do Independentes, e uma figura icônica dessa torcida foi Dona Alvarina, conhecida por sua inseparável sombrinha vermelha, que a acompanhava em todos os jogos, protegendo-a da chuva e do sol. Para ela, o importante era não perder nenhum jogo do seu amado CIA.
São 75 anos de história, construídos com muita resiliência e amor da população abaeteense. Um legado passado de geração a geração, nunca esquecendo o amor ao futebol e a essência do CIA de paixão e perseverança para driblar as dificuldades e comemorar cada vitória.
Fotos: Sport Focus Fotografia e acervo do clube