Como será o futuro de Abaeté se as crianças aprenderem, desde bem novinhas, a empreender, a consumir conscientemente, a administrar suas economias para realizar seus sonhos e conquistar metas de médio e longo prazos? Dia 06 de março, foi lançado, na Praça da Prefeitura, o programa de Educação Financeira para todos os alunos da rede municipal de ensino de Abaeté, do maternal ao 9º ano.
O programa será desenvolvido em parceria com o Sebrae/MG, que ministrará um treinamento sobre Educação Empreendedora para todos os professores, dia 14 de março. Outro parceiro de peso é o Sicoob Credinacional, que doará um cofrinho para cada aluno da rede municipal e, através do gestor Mateus Vasconcelos, promoverá palestras sobre Educação Financeira em todas as escolas.
“Esse projeto é uma sementinha que está sendo plantada em um solo fértil. Trabalhar a educação financeira desde cedo com as crianças vai fazer toda a diferença no futuro da nossa cidade."
Artur Andrade - presidente do Sicoob Credinacional
O evento de lançamento contou com a participação de alunos e pedagogos das escolas municipais Tenente Ezequiel, Irmã Maria de Lourdes, Senador Souza Viana, Chico Cirilo e Centros Municipais de Educação Infantil, de autoridades e representantes da Administração Municipal, Secretaria Municipal de Educação, Sicoob Credinacional e Sebrae MG.
Agradecendo a presença e a parceria de todos, o prefeito Ivanir Deladier ressaltou como é importante que os estudantes saibam o valor do dinheiro, do consumo consciente, de poupar para o amanhã. “A educação financeira ajuda as pessoas não só a economizar, mas também a usar o dinheiro para realizar seus sonhos. Quanto mais cedo isso acontecer, melhor”. E a Secretária Municipal de Educação, Ivone Pires, destacou que, “quando muitas pessoas estão reunidas em nome de uma educação de qualidade, mais parceiros aparecem, mais pessoas acreditam nesse processo, que a educação é libertadora e pode favorecer uma vida melhor”.
A coordenadora regional do Sebrae/MG, Elaine Rodrigues, que veio de Curvelo para prestigiar o evento, falou da importância do empenho dos professores para o sucesso do projeto. “A Elaine que eu sou hoje é muito por causa dos professores que eu tive, e é deles que eu me lembro quando vejo essas crianças. Nas oportunidades que eu busquei, sempre fui muito inspirada nos professores, na educação pública que eu tive. Hoje, agradeço a Deus por trabalhar numa instituição onde eu possa contribuir, de alguma forma, com esses projetos, com a educação, tentando tornar a vida das pessoas um pouco melhor”.
One thought on “Programa de Educação Financeira nas escolas municipais de Abaeté”
Excelente iniciativa. Parabéns aos idealizadores e colaboradores.