Em um investimento superior a 20 milhões de reais, mais de três anos após a previsão inicial de entrega das obras de saneamento básico, Abaeté contará com 100% do esgoto tratado ainda no primeiro semestre de 2023. A garantia é do superintendente regional da Copasa, Eduardo Rigotto, do gerente regional Daniel Aguiar e do prefeito Ivanir Deladier. Nesta quarta-feira, dia 1 de março, Prefeitura e Copasa promoveram uma visita às obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Abaeté, com a presença de dezenas de lideranças empresariais, cooperativistas, políticas e ambientais do município. Na abertura do evento, Daniel Aguiar explicou todo o processo que está sendo implementado, em um inovador sistema de tratamento de efluentes:
Segundo o gerente regional da Copasa, hoje apenas 65% do esgoto de Abaeté estão chegando à ETE, porque outros estágios da obra ainda não foram concluídos. Dentre eles, uma estação elevatória no bairro Progresso e quatro travessias, sendo três sobre o córrego Marmelada e uma sobre rodovia. “Todas elas serão executadas nas próximas semanas e estarão concluídas até maio. Aí sim, 100% dos efluentes estarão chegando até a ETE”, assegura Daniel Aguiar.
Está começando um novo tempo para Abaeté
Na visão do superintendente regional da Copasa, Eduardo Rigotto, além de garantir mais saúde para a população e o meio ambiente, o tratamento de esgoto é um grande atrativo para empresas e investidores que poderão impulsionar o desenvolvimento sócio e econômico de Abaeté. Segundo Eduardo Rigotto, a taxa de esgoto só será cobrada em Abaeté após a implantação de 100% do sistema de tratamento dos dejetos.
Saúde e qualidade de vida
Lideranças presentes na visita à ETE destacaram que cada real investido em saneamento básico gera uma economia de quatro a cinco reais no custeio da saúde pública. Por uma razão simples: com o esgoto tratado, as pessoas tendem a adoecer menos. Para o prefeito Ivanir Deladier, esse investimento significa, antes de tudo, uma melhoria significativa na saúde da população de Abaeté e a tão sonhada despoluição do Marmelada.
Rede de Parcerias, construindo o futuro aqui e agora
Também presentes ao evento, o presidente do Sicoob Credinacional, Artur Andrade, e do Sindicato dos Produtores Rurais de Abaeté, Constantino Dias, ressaltaram a importância da rede de parceria envolvendo o setor público, o setor privado e o terceiro setor em um amplo movimento para a promoção do desenvolvimento socioeconômico do município.
“Todas essas organizações estão somando força para pensar e fazer um Abaeté que já é do futuro. E o futuro começa hoje. As ações que estão sendo implementadas nesse momento, no presente, como o tratamento do esgoto, vão trazer os frutos do futuro para nossa região.”
Artur Andrade - Sicoob Credinacional
“Importante esse momento em que vemos todas essas entidades preocupadas com o futuro de Abaeté. É difícil você encontrar numa mesma cidade, ao mesmo tempo, quase todas as entidades focadas no mesmo objetivo. Vamos ter, no futuro próximo, muita história para contar: que Abaeté tem uma estação de tratamento e nosso esgoto agora é limpo igual ao de muitas cidades no Brasil e do exterior."
Constantino Dias - Sindicato dos Produtores Rurais
O procurador municipal, Nivaldo Pires, destacou que “esse processo de construção da ETE é fruto da coragem de muitos homens que passaram pela história de Abaeté, dentro do poder público municipal e dentro da Copasa”. Uma história que começou nos anos 70, quando o então prefeito Dr. Canuto implantou um sistema de tratamento de esgoto modelo para a época. Reforçando essa trajetória de luta, o vice-presidente da Câmara Municipal de Abaeté, vereador Miguel, cobrou da Copasa a implementação do Parque Ecológico na área da antiga lagoa de saneamento. Segundo Daniel Aguiar, ele será implementado assim que for homologado um acordo com o Ministério Público, referente a uma ação civil pública. No encerramento da solenidade, as obras receberam a bênção do Pastor Augusto, da Igreja Batista Cristo Vive.
One thought on “Marmelada despoluído, um sonho quase realizado”
Parabéns a todos que direto e indiretamente contribuíram para que o sonho de todos os Abaetenses conscientes fosse concretizado e principalmente o prefeito atual Ivanir Deladier e a a ONG de proteção das águas do Marmelada e afluentes!