“Educação, força que move o mundo e transforma pessoas”. Este foi o tema do desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência, em Abaeté. Promovido pela Prefeitura, através das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, o evento contou com a participação de todas as escolas do município, igrejas, grupos, associações, lideranças, autoridades e a população em geral.
Na abertura do evento, o mestre de cerimônia, Professor Dirson Andrade Lima, lembrou que “reverenciar o Brasil e a memória da Independência é fazer parte de um processo de mudança. É termos a consciência do Brasil que vivemos, do Brasil que precisamos; um Brasil de amor e esperança, de fé e de igualdade, de respeito e de conquistas que nos façam ser, cada vez mais, um país forte e independente. Hoje, nos reunimos como comunidade para fazer memória e homenagear os esforços daqueles que vieram antes de nós, que lutaram incansavelmente para garantir nossa liberdade e soberania”
E conclamou: “Que ao celebrarmos o dia da Independência, sejamos inspirados a manter viva a chama da cidadania ativa e do amor por nossa pátria. Que possamos trabalhar juntos, independentemente de nossas diferenças, para construir um futuro brilhante para as gerações que virão”.
Após um breve discurso do prefeito Ivanir Deladier, do hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Abaeté e da execução do Hino Nacional, os alunos da Escola Municipal “Senador Souza Viana” cantaram o Hino de Abaeté, conduzidos pela professora Luciana Vianna.
O desfile foi aberto pelos alunos, pais e educadores dos CMEIS “Dona Alvarina”, “Conceição Corgozinho”, “Dona Ina” e da Creche “Dona Geralda”, que repassaram várias mensagens ao público presente.
CMEI Dona Alvarina: “O município de Abaeté tornou-se parceiro da FTD EDUCAÇÃO e, juntos, estamos trilhando um caminho de desenvolvimento e aprendizagens. A rede Municipal fez um investimento, a fim de proporcionar melhor formação a seus estudantes”.
CMEI Conceição Corgozinho: “O brincar é o alicerce na vida de uma criança, que vai lhe dar uma forte estrutura para uma vida adulta”.
Creche Dona Geralda: “Devemos cuidar dos pequenos, pois a infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano, e a Educação é um processo social, é desenvolvimento, é um verdadeiro ato de amor. Não somente preparação para a vida, é a própria vida”.
CMEI Dona Ina: “Que o fato de ser brasileiro nos encha de orgulho e que o compromisso da educação torne nosso país mais forte”.
A equipe do Instituto Educacional Criativo de Abaeté (IEC) destacou que “a principal meta da Educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da Educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe”.
A Escola Estadual “Barão do Indaiá” mostrou como incentiva o “aprender brincando” como estratégia para garantir a aprendizagem em diferentes espaços. “Brincando a criança experimenta o mundo, constrói relações sociais, aprende a comunicar-se consigo mesma e desenvolve autonomia, criatividade e inteligência emocional. Esses momentos são fundamentais para a formação de um adulto mais confiante e criativo”.
A equipe do Centro Municipal de Educação Inclusiva Prof. Arilza da Costa Tavares emocionou o público com a apresentação da música “A diferença é o que nos une”. Ressaltou que “a inclusão é um princípio fundamental que representa a aceitação e o respeito pela diversidade humana em todas as suas formas. É preciso lembrar que, apesar de nossas diferenças, todos nós compartilhamos o mesmo planeta e a mesma humanidade. Podemos aprender e crescer juntos, valorizando as contribuições únicas que cada um traz consigo. A inclusão é uma aspiração que nos desafia a trabalhar para construir um mundo onde cada pessoa seja tratada com dignidade e respeito”.
A Escola Municipal “Chico Cirílo” enfatizou que “Educação nunca foi ou será despesa. Sempre será investimento, projetos do presente investindo no futuro, com o intuito de promover Educação de qualidade, que assegure a formação de cidadãos críticos, autônomos, proativos e responsáveis”.
A Escola Municipal “Irmã Maria de Lourdes destacou uma frase do grande educador Paulo Freire: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”
Reconhecendo o importante papel da Educação para o desenvolvimento das atividades econômicas e para a construção de ações no sentido de ser ter um mundo mais sustentável, a Escola acredita que “valorizar a educação e, sobretudo, os professores gera resultados impactantes dentro e fora da escola, contribuindo para um mundo melhor e mais consciente”.
A Escola Municipal “Senador Sousa Viana” antecipou, no desfile, a celebração dos seus 60 anos de Educação com respeito e amor!
“Somos uma família onde todos brincamos, somos felizes, nos abraçamos, dizemos por favor, muito obrigado, cometemos erros, também certamos, nos perdoamos. Nunca iremos desistir de formar cidadãos ativos e conscientes. Somos positivos e gratos”. E convidou todos para a festa de 60 anos no dia 15 de setembro, a partir das 18 horas.
A mensagem repassada pelo Centro de Estudo Supletivo “Dona Lulu” é que “a educação é a base para mudança, é a mola propulsora que faz do conhecimento o mecanismo de evolução, onde o questionamento passa a fazer parte do cotidiano e incentiva a quebra de paradigmas. Solidariedade, ética e empatia fazem parte do currículo de todo estudante que quer transformar a vida através da educação. Embora cada um busque sonhos à sua maneira, o caminho é sempre o mesmo: a EDUCAÇÃO’.
Consciente de que “a educação tem a missão de transformar o mundo” a APAE lembrou que, ali, “pessoas com deficiências múltiplas e intelectuais aprendem se incluir na sociedade e descobrir o seu verdadeiro valor!”
O Colégio Cenecista Nossa Senhora de Fátima celebrou os 80 anos da CNEC. “Ao longo de 8 décadas, a CNEC se consolidou como referência no campo educacional, promovendo o desenvolvimento intelectual, pessoal e profissional de milhares de estudantes”.
Apresentando seus atletas, destaques do JEMG e campeões em outras modalidades em 2022 e 2023, a Escola Estadual “Frederico Zacarias” destacou o esporte como uma poderosa ferramenta de transformação e inclusão que a Educação tem em mãos. “Através dele, os educandos fortalecem laços afetivos, aprendem a perder e também a como agir quando vencer. Ensina que existem regras a serem respeitadas, e que para atingir objetivos, é necessário dedicação, disciplina e esforço. Nesse contexto, o esporte torna-se um real agente de mudança, transformando perspectivas de futuro e abrindo portas para novos mundos”.
A importância do esporte para o desenvolvimento das pessoas, em especial, das crianças, também foi o destaque da Escola Municipal “Tenente Ezequiel”, que encantou o público com a apresentação de seus alunos.
A bateria, formada por antigos e atuais alunos da Escola Estadual “Dr. Edgardo da Cunha Pereira” foi um grande destaque do desfile cívico.
O Estadual também emocionou o público, ao apresentar o pelotão com os professores e funcionários aposentados, que fazem parte da sua história.
Houve homenagens póstumas para os professores que já partiram, como o Professor Modesto, autor da letra do Hino de Abaeté, e D. Arilza da Costa Tavares.
Ressaltando que “a boa educação é moeda de ouro” (como disse Padre Antônio vieira), a E. E. “Dr. Edgardo da Cunha Pereira” apresentou as quatro áreas do conhecimento com suas contribuições para uma educação de excelência:
CIÊNCIAS HUMANAS: Indagar, questionar e refletir. Afirmar, negar e construir o novo. Conhecer, entender e ampliar a consciência. CIENCIAS DA NATUREZA: Sentir a si mesmo, conhecer o mundo onde se vive, respeitar a vida.
MATEMATICA: Habilidade de resolver problemas, peça fundamental no jogo da convivência. LINGUAGENS: fazer uma boa leitura e interpretação de tudo e de todos.
DIGA NÃO AO RACISMO E À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA ATÉ PORQUE DEUS É UM SÓ!
Esta foi a mensagem repassada pela Casa de Caridade Cruzeiro Divino, presente em Abaeté desde 2017, que levou para o desfile a representação de um povo sofrido e escravizado, cuja história de força e fé deu origem a diversidade atual do Brasil. “O povo negro é história, o povo negro merece respeito, os povos negros são as nossas raízes”.
Essa mensagem de respeito à diversidade religiosa e às tradições do povo negro foi reforçada pela Casa de Pai Benedito Irmãos de Axé, que vem de raízes do Omolokô e foi fundada em Abaeté em julho de 2020.
A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), também conhecida por Conferências de São Vicente de Paulo ou Conferências Vicentinas, é um movimento leigo, ligado à igreja católica, que se dedica, sob o influxo da justiça e da caridade, à realização de iniciativas destinadas a aliviar o sofrimento do próximo, em particular dos social e economicamente mais desfavorecidos, mediante o trabalho coordenado de seus membros voluntários.
Há 50 anos, a AABB- Abaeté incentiva e incrementa o esporte em nossa cidade. É através dele que proporciona aos seus associados qualidade de vida, inclusão social, espírito de equipe, disciplina e respeito.
O grupo de Capoeira Resistência Cultural, sob a coordenação do Mestrando Gato Preto e seus integrantes, desenvolve um trabalho sócio educativo ajudando na valorização do respeito e da educação, sempre preservando as raízes culturais da verdadeira capoeira… Viva nossa Cultura e muito axé a todos
A Casa da Cultura de Abaeté, através do Projeto Reciclagem Solidária, promove a sustentabilidade através do trabalho incansável das artesãs transformando o lixo em luxo, contribuindo assim para a saúde do planeta.
Associação do Congado de Abaeté apresentou o grupo das escravas, trazendo consigo a representatividade das tradições, dos rituais e das crenças daquele povo, que foi essencial para formação do Congado e para a preservação dessa expressão cultural.
A Escola de Artes “Cidade Menina”, instituição de iniciativa privada idealizada pelo artista local Brenu Melgaço, configura-se como uma casa de desenvolvimento social e humano, que tem por finalidade unir, promover, incentivar, valorizar e propagar a arte no setor da cultura do nosso município. Fundada há sete anos, é uma referência no mercado cultural com indicações e premiações a nível nacional e internacional de suas produções artísticas.
As Filhas de Jó Internacional é uma Ordem discreta com princípios fraternais, filosóficos, iniciáticos, e filantrópicos, apoiada pela Maçonaria, e destinada a jovens meninas entre 10 a 20 anos incompletos, visando ao aperfeiçoamento do caráter, por meio do desenvolvimento moral e espiritual encontrados as Sagradas Escrituras, da lealdade para com a Bandeira do seu país, do amor filial e do serviço à comunidade.
Com mais de 100 anos de história, a Ordem DeMolay é a maior organização juvenil do mundo, com fins filosóficos e filantrópicos. Patrocinada pela Maçonaria, a Ordem promove desenvolvimento pessoal e cívico, valorizando a liderança, ética e serviço comunitário sem fins lucrativos. Assim como o Capítulo Abaeté N° 583, há milhares de organizações espalhadas pelo Brasil na busca de um mundo digno e justo para todos, sem distinções.
A Universidade do Estado de Minas Gerais/ Unidade Abaeté participou das comemorações de 07 de setembro, data que marca a independência do país, contribuindo para a formação de profissionais competentes na área da Administração, Ciências Contábeis, Serviço Social e Engenharia de Produção. Educação Universitária gratuita e de qualidade transformando pessoas tornando-as cidadãos capazes de colaborar para o desenvolvimento da comunidade nas diferentes cidades em que atua. UEMG: transformando pessoas mudando o mundo.
O Lions Clube de Abaeté – Dr. Avelino Dirino Arruda fundado em13/06/1970, presta serviço voluntário à comunidade abaeteense há mais de 53 anos, cujo lema é servir desinteressadamente. Atualmente são 39 companheiros leões associados, 25 domadoras e 05 companheiras leões.
No projeto Lions de Portas Abertas, tem como principal projeto a Orquestra Abaeteense de Viola Caipira, atualmente com 30 (trinta) alunos, cujas aulas são ministradas pelo Maestro Márcio Cavalcanti e conta com patrocínio do Sicoob Credinacional e do Município de Abaeté, que adquiriram as violas.
A Igreja Batista Nacional Cristo Vive está consolidada nesta cidade desde o ano de 1985, pregando o evangelho, auxiliando as famílias, visitando e ajudando os carentes, crendo que somente Jesus é o único caminho. Atualmente com várias congregações em Abaeté e região, tem como presidente o pastor Augusto Alves Vieira.
A ONG Águas de Abaete é uma associação sem fins lucrativos, criada para defender, restaurar e preservar as águas de Abaeté e o meio ambiente em que vivemos. Atua em parceria com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para defender as nossas águas.
O Rotary Clube e Casa da Amizade de Abaeté foram fundados em 1985 pelo médico Fernando Soares, sua esposa Maria da Conceição Alves Soares (D. Nena) e um grupo de líderes, com a finalidade de promover ações sociais que pudessem diminuir a desigualdade , apoiar a educação, combater doenças e ensinar aos jovens a proteger o meio ambiente.
O Terço dos Homens da Paróquia N.S. do Patrocínio, fundado em 20/05/2010, registra 13 anos de oração, trabalhos na comunidade e muita dedicação.
A Paróquia Bom Pastor, criada 03/04/2016, apresentou quatro movimentos pastorais no desfile de 7 de setembro 2023: Terço das mulheres, Catequese, Pastoral do Batismo e Terço dos Homens.
A AEFTA Associação Esportiva Futuros Talentos de Abaeté é um projeto coordenado pelos professores Robson e Alexandre, que reúne grandes contribuições profissionais, intelectuais e afetivas, garimpando atletas de todos os bairros da cidade e sendo síntese de muitos saberes, empenho, lutas, conquistas e sonhos.
A Associação de Ciclistas de Abaeté – ACA , instituição sem fins lucrativos, tem como missão: promover, incentivar e apoiar a prática do ciclismo em nossa cidade e região, engajando-se também com ações sociais e ambientais promovidas por outras organizações.
O desfile foi finalizado com apresentação da equipe da Secretaria Municipal de Saúde.
Confira mais algumas fotos de Gisele Ribeiro: