Desde o início da Operação “Escudo do Indaiá” em junho de 2024, a Polícia Militar tem registrado uma expressiva redução de crimes em Abaeté e nas cidades vizinhas. Focada na prevenção de crimes contra a vida, roubos, extorsões, furtos e tráfico de drogas, a operação é conduzida pela 141ª Companhia da PMMG, que abrange os municípios de Abaeté, Morada Nova de Minas, Dores do Indaiá, Paineiras, Biquinhas, Cedro do Abaeté, Quartel Geral, Serra da Saudade e Estrela do Indaiá.
Segundo dados da Polícia Militar, Abaeté apresentou uma queda de 40% nos crimes contra o patrimônio e uma redução de 100% nos homicídios. As ações são coordenadas simultaneamente em várias localidades e recebem reforço de outras unidades policiais, aumentando a eficácia durante a operação.
Entre junho e agosto, a operação resultou em 289 pessoas abordadas, 39 comércios fiscalizados, 136 veículos inspecionados, além da recuperação de 9 veículos com registro de furto ou roubo. Foram apreendidas 11 barras de maconha, outras substâncias ilícitas, três armas de fogo, e recapturados 11 foragidos da justiça. No total, mais de 40 ocorrências foram atendidas nesse período.
“Nossa prioridade é estreitar os laços com a comunidade. Incentivamos as pessoas a denunciarem situações suspeitas pelo 190, para que possamos aumentar a confiança entre a população e a PM”, afirma o Comandante da 141ª Companhia de Polícia Militar, Tenente Eliardo Ferreira.
O nome da operação faz referência ao Rio Indaiá, que atravessa diversos municípios mineiros do Alto São Francisco e deságua no lago de Três Marias, historicamente reconhecido como um dos responsáveis pelo povoamento da região.
Fonte: 141ª Cia PMMG