Como produzir leite, carne e grãos de maneira sustentável, com baixa emissão de carbono? Este foi um dos temas do 3º workshop rural realizado nesta terça-feira, 20 de junho em Abaeté, numa parceria entre Embrapa, Sicoob Credinacional e Emater, com apoio da Prefeitura, Cooperabaeté, Sindicato Rural e Sebrae. Cerca de 70 participantes, dentre lideranças, técnicos, produtores e estudantes, assistiram palestras sobre práticas inovadoras do setor agropecuário, proferidas por palestrantes de renome, e conheceram oportunidades de crédito para a agricultura de baixo carbono.
Com transmissão online, Luiza Lembi, do BDMG, apresentou o Programa de Agroinovação para o Desenvolvimento Territorial Sustentável (LabAgroMinas), que fomenta práticas para a redução das emissões de GEE em uma parceria entre o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais e a Embrapa. Outra palestra online foi proferida por Fabrício Nascimento, da Central Crediminas, que falou sobre o apoio do cooperativismo financeiro para o agronegócio.
O gerente de negócios do Sicoob Credinacional, Jefferson Calixto, apresentou uma linha de crédito voltada para a agricultura de alta competitividade e de baixo carbono, com o objetivo de apoiar a transição para práticas de agricultura sustentável, que promovam a construção da fertilidade de solo a médio e longo prazo. Através de uma parceria entre o BDMG e o Sicoob Credinacional, essa linha disponibiliza sete milhões de reais e tem como meta é atender 1.500 hectares na região.
Outros palestrantes foram Vanessa Romário de Paula (Embrapa Gado de Leite), Roberto Giolo de Aleida (Embrapa Gado de Corte), Vinícius Pereira Guimarães (coordenador do escritório de negócios da Embrapa na Europa) e Rogério Lage de Oliveira (presidente da Cooperabaeté).