MENU

Pint of Science: um evento científico internacional na região

Na próxima semana, dias 23 e 24 de maio, a população da região terá a oportunidade de participar, gratuitamente, do maior festival de divulgação científica em bares e restaurantes do mundo. Dentre as 123 cidades brasileiras participantes do “Pint of Science” Brasil 2023, estão Dores do Indaiá e Luz. Criado em 2012, na Inglaterra, o festival ocorre simultaneamente em 26 países, totalizando quase 400 cidades em todo o mundo.

Com o lema “Um Brinde à Ciência”, o Pint of Science busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral, proporcionando uma experiência única e divertida. O objetivo é tornar a ciência mais acessível à população, e os temas deste ano vão desde a biologia, química, física e matemática até questões contemporâneas, como política, direito e tecnologia. O evento visa, ainda, inspirar jovens estudantes e promover o interesse pela ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país.

Pint of Science Dores do Indaiá e Luz

Em Dores do Indaiá e Luz, o evento é realizado pelo Instituto Diadorim (ID), organização da sociedade civil sem fins lucrativos para promover estudos e projetos socioambientais e sustentáveis na região do Alto São Francisco, sob coordenação da bióloga Nadja Simbera Hemetrio.

Esta é a segunda edição do evento em Dores do Indaiá. Em 2020, ele ocorreu de forma online por conta da pandemia (https://www.youtube.com/watch?v=o688lZEYc5g), recebendo cientistas de renome internacional para falar da COVID-19.

Neste ano, a FASF (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Alto São Francisco) é correalizadora do Pint of Science na região que, junto com o ID, conta com o apoio da ADI (Associação dos Amigos de Dores do Indaiá) e ONG Sol Crescente, além do patrocínio de Grazielle Fonoaudióloga, Matriz Farma, MDL Ambiental, Natural Farma, Sicoob Crediluz, Bless Multimarcas, Center Vet, Clínica Espaço Saúde, D’Tico, Farmácia Popular, Trânsito Livre Multimarcas.

E tem novidade!

Dores do Indaiá e Luz são duas das 19 cidades produtoras da cerveja oficial do Pint of Science: a Simbiótica. Ela foi produzida pela Cervejaria Estrela do Sertão, sediada na cidade de Luz.

A cerveja artesanal consiste em uma APA com receita única para todas as cidades sedes do Pint, mas feita com lúpulos locais. Dando um toque personalizado à cerveja da região!

Veja a programação em Dores do Indaiá e Luz:

Dia 23/05 – Terça-feira – 19:00

Local: Sheriff Bar e Restaurante, Av. Laerton Paulinelli, 270 – Luz

Tema: Rotulagem Nutricional: informação para comer bem

Alessandro Rangel Carolino Sales Silva (Centro Universitário Newton Paiva) vai abordar as  principais dificuldades que os consumidores enfrentam ao ler e compreender a rotulagem nutricional de alimentos, apresentando estratégias para superar essas dificuldades, incluindo a utilização da nova rotulagem nutricional frontal como auxílio.

– Escolhas alimentares corretas e a prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis: Por que é tão importante?

Luiza Vargas Mascarenhas Braga (Mestranda da UFMG) vai abordar a relação entre a alimentação e as doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Haverá discussão sobre como as escolhas alimentares corretas podem ajudar na prevenção dessas doenças e melhorar a qualidade de vida.

24/05 – Quarta-feira – 19:00

Local: Pousada e Restaurante Fogão a Lenha do Jamais, R. Tupinambás, 347, Dores do Indaiá, Minas Gerais

Tema: Mudanças Climáticas e Biodiversidade – Montanhas de Minas e mudanças climáticas Cientista: Fernando Augusto de Oliveira e Silveira (Professor do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução da UFMG)

As montanhas de Minas guardam um desconhecido patrimônio geológico, ecológico cultural e histórico. Como as mudanças climáticas ameaçam a biodiversidade e a água que nasce nessas montanhas?

– As cidades são vilãs para a biodiversidade?

Cientista: Tatiana Garabini Cornelissen (Professora e pesquisadora na UFMG)

Avaliação do papel da urbanização na biodiversidade de insetos nas grandes e pequenas cidades para entender como áreas verdes urbanas podem ser importantes para a conservação.

 

Mais informações:

https://pintofscience.com.br/events/doresdoindaia-luz

http://www.diadorim.org.br/

https://www.instagram.com/instituto_diadorim/ 

https://pintofscience.com.br/equipe/Dores%20do%20Indai%C3%A1%20-%20Luz

Ilustrações: instagram Pint of Science BR

Equipe Organizadora do Pint of Science Dores do Indaiá e Luz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *