A Cidade-Menina tem se destacado por uma iniciativa pioneira no cuidado da saúde mental de estudantes. O Programa de Assistência em Saúde Mental nas Escolas (MenSana), lançado em 2023, já apresenta resultados expressivos na promoção do bem-estar psíquico e emocional de alunos da rede pública de ensino.
Idealizado pelo professor Marlon Oliveira e implantado com apoio do prefeito Ivanir Deladier, o programa busca combater os impactos da saúde mental fragilizada, especialmente entre adolescentes, grupo que enfrenta desafios únicos devido às transformações dessa fase da vida. “O MenSana se consolidou como uma resposta à crescente demanda por suporte psicológico e social, oferecendo acolhimento e acompanhamento especializado”, avalia Marlon.
Ele conta que o programa começou, em caráter experimental, atuando em quatro escolas e, este ano, foi ampliado para todas as instituições de ensino municipais e estaduais. “O sucesso do MenSana deve-se à integração das áreas de educação, saúde e assistência social, formando uma rede multidisciplinar que conecta profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Conselho Tutelar”, explica Marlon..
Para ele, o diferencial do programa é garantir a continuidade do atendimento, sem transferir a responsabilidade dos casos para outros serviços. “Em todos os casos, o paciente permanece sob o acompanhamento do MenSana, com relatórios frequentes e alta somente após a conclusão ou solução do caso pela equipe”, destaca.
Além dos avanços nos indicadores de saúde mental, o impacto do MenSana se reflete na melhoria das condições de ensino. Débora Esselin, diretora da Escola Estadual Dr. Edgardo da Cunha Pereira, aponta mudanças significativas no ambiente escolar. “Os alunos estão mais tranquilos, concentrados e alegres. O desempenho também melhorou. Esse trabalho é essencial para cuidarmos da saúde mental dos nossos jovens, e o MenSana faz isso com maestria e sensibilidade”, afirma.
Iara Campos, diretora da Escola Municipal Senador Souza Viana, concorda que “a dedicação e o cuidado demonstrados fazem toda a diferença na vida das crianças e adolescentes, preparando-os para enfrentar os desafios do presente e do futuro com mais resiliência e equilíbrio”.
Com a expansão prevista para 2025, a equipe do MenSana trabalha em um plano de melhorias que visa atender à crescente demanda e consolidar os resultados obtidos. O programa segue como um exemplo de política pública integrada e eficaz, contribuindo para o desenvolvimento de uma comunidade escolar mais saudável e produtiva.
“O projeto MenSana tem sido um bálsamo no dia a dia da nossa escola, onde ele está no topo das nossas prioridades. Após a pandemia, lidar com questões emocionais tornou-se urgente, e o MenSana se destacou como um porto seguro para alunos e servidores, tornando o ambiente escolar mais acolhedor e propício ao aprendizado.
Em 2024, o programa foi fundamental para a saúde mental dos jovens e da comunidade escolar, oferecendo suporte sensível e eficaz. Com psicólogos, assistentes sociais e uma rede de apoio dedicada, trouxe resultados visíveis, promovendo equilíbrio emocional em curto, médio e longo prazo. Nossa gratidão ao município e aos profissionais envolvidos, com votos de continuidade do projeto em 2025”. Flaviane Campos, Diretora da E.E. Barão do Indaiá