A manhã de domingo, 27, foi de emoção e adrenalina no Parque de Exposições e Eventos Alípio Gomes, em Morada Nova de Minas, com a prova de Ranch Sorting da 60ª Expomorada. A competição, organizada pelo competidor Lucilinho, reuniu cavaleiros e amazonas de Belo Horizonte, Betim, Pompéu, Paineiras, Biquinhas e da própria cidade, disputando a tão desejada fivela na apartação de gado.
O evento contou com uma estrutura renovada, resultado do trabalho da nova diretoria do Sindicato Rural, que construiu uma área coberta para o público, anexa à pista exclusiva do Ranch Sorting — já tradicional no parque. O conforto para os espectadores e a qualidade da pista elevaram o nível da competição, que vem ganhando cada vez mais adeptos na região.
O Ranch Sorting, esporte equestre de estilo western, exige habilidade, entrosamento e rapidez. Em duplas, os competidores têm o desafio de apartar e transferir um grupo de gado de um curral para outro no menor tempo possível.
Entre os destaques do dia estiveram as jovens competidoras Mayanne Karollyne, campeã em 2024, e Helena, que encantaram o público com talento e determinação, reforçando a presença feminina em um esporte tradicionalmente dominado por homens.
A prova marcou um dos momentos mais empolgantes da programação da Expomorada 2025, celebrando a força do esporte rural e a união de diferentes cidades em torno da tradição.

Informação e vídeo: Fábio Batista