Raízes de Axé: Um olhar sobre as influências culturais afro-brasileiras em Abaeté

Por Christiane Ribeiro

Foto: Gisele Ribeiro

Nas sombras do passado, uma tragédia que ecoa na alma da história: a escravidão. Uma narrativa dolorosa, começando com o cruel arrancar de laços na África, onde vidas negras foram capturadas como mercadorias, enjauladas, e forçadas a uma travessia de dor rumo ao Brasil. Aqui, suas raízes foram arrancadas, suas culturas silenciadas, suas identidades subjugadas. Privados de liberdade, viram seus dias consumidos por correntes e suas noites por pesadelos.

Foto: Gisele Ribeiro

No entanto, das cinzas da opressão, emergiram resistentes brotos de esperança. Na dança frenética do congado, nas reverberações espirituais da umbanda e do candomblé, e nos movimentos livres da capoeira, os descendentes daqueles que foram subjugados resgataram fragmentos de suas culturas perdidas.

Foto: Gisele Ribeiro

Reuniram-se em celebrações secretas, semeando nos corações das futuras gerações a resiliência que transcendeu séculos de adversidade. A história dos negros no Brasil é uma jornada de dor e redenção, onde a cultura, religião e liberdade, outrora roubadas, encontraram um caminho de volta para o coração daqueles que se recusaram a ser silenciados.

Foto: Gisele Ribeiro

Neste documentário, produzido através da Lei Paulo Gustavo, os integrantes da equipe do Nosso Jornal, Christiane Ribeiro e Rodrigo Bastos, abordam o congado, a capoeira e a umbanda em Abaeté.

Christiane Ribeiro – Produtora do documentário
Rodrigo Bastos – Produtor do documentário

Assista o documentário completo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *