Reativação do Consep reforça parceria entre comunidade e órgãos de segurança

A reativação do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep) em Abaeté foi marcada por uma reunião, dia 11 de março, que contou com a presença de representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, do Meio Ambiente, Polícia Penal e membros da comunidade. Sob a presidência de Anselmo Botelho, o Consep tem a missão de apoiar os órgãos de segurança do município, especialmente na captação de recursos para suprir necessidades que não são completamente atendidas pelo Estado.

O Conselho desempenha um papel crucial na viabilização de projetos de segurança. Anualmente, os juízes das comarcas abrem editais para que os órgãos de segurança pública enviem projetos a serem financiados com verbas do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Contudo, o Consep também oferece outras formas de contribuição. Empresas que desejam fazer doações diretas para a Polícia Civil, por exemplo, podem canalizar essas contribuições através do Conselho, garantindo que os recursos sejam destinados especificamente ao órgão local, em vez de irem para o Estado. Além disso, as doações são aplicadas conforme a intenção da empresa, sob a supervisão dos membros do conselho.

“Nossa função é ser o elo entre a comunidade e os órgãos de segurança, facilitando o apoio direto e eficiente às forças de segurança do município”, explica Anselmo Botelho.

O Consep convida toda a comunidade a se engajar nessa entidade privada, que visa mobilizar esforços para solucionar problemas que afetam a segurança em Abaeté, promovendo um ambiente mais seguro para todos.

Foto: Gabi Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *