por Aline Oselieri
Desde o dia 17, os sábados de agosto em Abaeté foram preenchidos por teatro! Idealizado, produzido e realizado na Escola de Artes Cidade Menina, com texto e direção do ator e dramaturgo Brenu Melgaço e patrocínio do Sicoob Credinacional, o espetáculo “Ana, adorável Ana” trouxe aos palcos um assunto forte e delicado: a violência contra a mulher.
“É importante trazer esse tema, principalmente no mês da conscientização pelo fim da violência contra a mulher (agosto lilás), para que, pessoas que vivem, viveram ou conhecem quem passa e passou por isso possam se identificar e, até mesmo, se sentirem acolhidas.” diz Brenu.
O espetáculo conta com iluminação e som intimistas, para aproximar o espectador da história narrada no palco, um dos fatores que ajudou a causar um impacto maior na reação de quem, na platéia, assistia em completa admiração.
Mas se engana quem pensa que só o público se sentiu comovido pelo projeto. O elenco, por si só nos conta um pouquinho como foi participar dessa experiência
“Participar dessa peça tem sido maravilhoso! Sentir a dor da personagem, pensar em tudo que ela passou não foi fácil… Levar essa mensagem e transmiti-la de forma fiel, mesmo que difícil, foi gratificante. Sentir o reconhecimento do público me orgulhou e alegrou. Foi gratificante! Espero que todos tenham a honra de prestigiar um espetáculo tão bonito como esse.”
Ana Guimarães – Analu
“A peça para mim é um processo de voltar ao início, relembrar os atos guardados no fundo da memória, como se estivessem em um baú antigo e empoeirado. Me orgulhou participar desse projeto pois, a partir dele, eu ingressei no teatro. Não foi um processo fácil, uma vez que o personagem tem uma realidade muito diferente da minha, mas, com ajuda do elenco e da produção, consegui fazê-lo ganhar ‘vida’. “
Fernando Tavares – Flamarion
“Carregar o peso de interpretar um papel que é a realidade de muitas mulheres é desafiador e, ao mesmo tempo, único. Não posso dizer nada além de que estou honrada te ter levado essa história e tudo que ela traz consigo. Mesmo com o nervosismo e a ansiedade, o apoio do elenco de forma mútua fez com que o peito se acalmasse e a angústia desse lugar à gratidão de estar no palco com essa história tão marcante.”
Hevellyn Lorhane – Anabel
“Foi incrível a oportunidade de, não só emprestar minha pele a uma personagem, como também dar voz a muitas mulheres que constantemente são julgadas e até mesmo caladas. Ser a voz que brada: mulher é garra, luta, persistência e também amor, cuidado… Mostrar que a inquietação, a força e a inteligência que todas temos dentro de nós são capazes de transformar o mundo.”
Yasmin Vieira – Anamaria
“Eu me sinto honrada em fazer parte desse elenco e de uma peça tão forte e extremamente necessária! Temia não conseguir expressar a emoção exigida, mas deixei minha personagem e sua história falarem por mim, superando inclusive meu medo de fogo! Ao fim da apresentação, queria voltar ao palco e fazer tudo outra vez. Não posso mensurar a importância dessa peça na minha vida em vários sentidos.”
Isadora Louzada – Anelis
Os atores, formados no projeto Palco dos Arteiros ministrado na Escola de Artes Cidade Menina, destacaram ainda a importância do teatro em suas jornadas, agradecendo sem excessões, ao seu mentor Brenu por seu cuidado, seus ensinamentos e sua dedicação em não deixar a arte em Abaeté cair no esquecimento.
O espetáculo ‘Ana, adorável Ana’ terá sua última apresentação no dia 31/08/2024 no Cine Teatro da Escola de Artes Cidade Menina localizado na Avenida Simão da Cunha número 35, centro de Abaeté. Os ingressos estão sendo vendidos no local.
Vem pro teatro!
Fotos: Gisele Ribeiro